sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O ESCAPULÁRIO

Quem não o trará consigo como penhor
de salvação eterna e proteção nos perigos, se Deus o concedeu ao mundo
para honrar Sua Mãe e ajudar a salvar e proteger os seus filhos justos e
pecadores?

O Escapulário ou Bentinho do Carmo é um sinal externo
de devoção mariana, que consiste na consagração à Santíssima Virgem
Maria, por meio da inscrição na Ordem Carmelita, na esperança de sua
proteção maternal. O escapulário do Carmo é um sacramental.

Foi
em 16 de julho de 1251 que Nossa Senhora, aparecendo a S ão Simão Stock,
superior geral dos Carmelitas, lho entregou dizendo: "Recebe meu filho,
este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da minha confraria
e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas. O
que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de
salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança
eternas".

O escapulário é feito de dois quadradinhos de tecido
marrom unidos por cordões, tendo de um lado a imagem de Nossa Senhora do
Carmo, e de outro o Coração de Jesus, ou o brasão da Ordem do Carmo. É
uma miniatura do hábito carmelita, por isso é uma veste. Quem se reveste
do escapulário passa fazer parte da família carmelita e se consagra a
Nossa Senhora. Assim, o escapulário é um sinal visível da nossa aliança
com Maria. É importante destacar algumas atitudes que devem ser
assumidas por quem se reveste deste sinal mariano:

• Colocar Deus em 1º lugar na sua vida e buscar sempre realizar a vontade D’ele.
• Escutar a Palavra de Deus na Bíblia e praticá-la na vida.
• Buscar a comunhão com Deus através da oração, que é um diálogo íntimo que temos com Aquele que nos ama.
• Abrir-se ao sofrimento do próximo, solidarizando-se com ele em suas necessidades, procurando solucioná-las.

Participar com freqüência dos sacramentos da Igreja, Eucaristia e
Confissão, para poder aprofundar o mistério de Cristo em sua vida.

Oração A Nossa Senhora do Carmo


Santíssima
Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, olhais com especial
ternura os que se revestem do vosso Santo Escapulário. Cobri-me com o
manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para
sempre. Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. Iluminai a
escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a
esperança e a caridade. Adornai a minha alma com muitas graças e
virtudes. Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e
apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho dedicado, para que
eu possa louvar-Vos por toda a eternidade. Amém
----------------------------------------------------------------------------------
P.S.: Se você ainda não tem um escapulário, entre em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário