sábado, 22 de outubro de 2011

Eternidade

Pensamento Salutar da Eternidade

Lede e Meditai com frequência :


Ó Homem, lembra-te que és mortal !
Teu corpo voltará talvez muito em breve ao pó de que foi formado...
E esqueces-te quase por completo de que tens uma alma imortal para entregar a Deus!...
Para bem dessa alma imortal, estuda e medita esta grande palavra: Eternidade.
Para o verdadeiro cristão, é infinita em seus bens; para o pecador, porém, é infinita em seus males.
Ó Eternidade ! Como tu andas longe do pensamento dos homens! Quão pouco os homens se ocupam de ti!...
Ó Eternidade ! Que direi de ti!
Quem compreenderá o que quer dizer esta palavra: Eternidade.
Eu conto mil anos, conto cem mil anos, conto cem milhões de vezes mil anos, conto ainda tantos milhões de vezes mil anos como há de folhas nas árvores, de ervas nos campos, de areias nas praias, de gotas de água no mar, de átomos no espaço e de estrelas no firmamento... e não tenho ainda começado a dizer o que é que significa esta palavra:- Eternidade !
Eternidade do Paraíso, quem te não quererá!
Eternidade do Inferno, quem te não temerá!
*
Enquanto Deus for Deus, existirá o Céu ! enquanto Deus for Deus, durará o inferno!
Mas por quanto tempo existirá Deus, durará o Céu , durará o inferno! – sempre, sempre, por toda a Eternidade! Sempre durará? Nunca terminará a Eternidade !
Os prazeres passam, mas as penas dos prazeres são eternas. As aflições passam também, e as recompensas das aflições, sofridas com resignação em união com Jesus, essas não passam nunca: durarão eternamente!
Escolhe, pois: ou os prazeres dum momento e as penas da Eternidade; ou as penas dum momento e os prazeres da Eternidade!
A Eternidade depende da morte; a morte depende da vida; a vida depende dum momento:- dum momento depende a Eternidade!
Chora, minha alma; detesta os teus pecados; deixa as tuas iniquidades; eleva-te para o Criador, para o teu Deus, e não adies por mais tempo a tua conversão. O passado já não existe; o futuro não está sob o teu poder; e o presente não é senão um momento que te foi dado para servir a Deus e merecer eternamente a sua companhia no Céu.
Procura compreender bem e pesa a força destas palavras: Um Deus ! Um momento ! Uma Eternidade !
Um Deus que te vê; um momento que te foge; uma Eternidade que te espera... Um Deus que é tudo; um momento que é nada; uma Eternidade que tira ou dá tudo... Um Deus a quem serves com tanta negligência; um momento que empregas mal; uma Eternidade que arriscas a cada momento...
Ò Deus ! Ó momento! Ó Eternidade!
Eternidade no Céu ou Eternidade no inferno! Que alternativa: Inferno ou Céu para sempre!
Se não pensais nisto, vireis certamente a ser uma criatura bem desgraçada; e se pensais e não procurais converter-vos para evitar o inferno e merecer o Céu, sois de todos os homens o mais infeliz, o mais cego, o mais louco, - um insensato!
Ó meu Deus, eis-me aqui com um sincero e profundo arrependimento de meus pecados. Adoro-Vos com a mais humilde submissão; creio em Vós e de Vós espero uma feliz Eternidade. Submeto-me inteiramente a tudo o que Vos aprouver ordenar a meu respeito. Queimai, cortai, retalhai-me, neste mundo, contanto que me poupeis na Eternidade. Concedei-me, Senhor, Deus omnipotente e infinitamente bom, as graças que me forem necessárias para Vos servir tão fielmente neste mundo, que mereça, logo depois da morte, possuir-Vos por toda a Eternidade!


Nota: Tirada de um Devocionário de 1922 com o Título: “Palavras Consoladoras do Sagrado Coração de Jesus à Irmã Benigna Consolata Ferrero “

Nenhum comentário:

Postar um comentário