sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Palestra do vidente Jakov em Medjugorje

“Saúdo todos vocês logo no início. Eu agradeço a Deus e agradeço à Nossa Senhora por este encontro que estamos tendo aqui, pois todos estamos aqui porque fomos chamados e convidados por Nossa Senhora. Mesmo aqueles dentre vocês que pensam que talvez tenham vindo à Medjugorje por acaso. Nós não pensamos dessa maneira. Todos nós estamos aqui porque Nossa Senhora convidou todos para estarem aqui. Estamos aqui porque nosso bom Deus nos quis aqui hoje. Eu lhes direi as coisas mais importantes sobre o começo, sobre os primeiros dias, o começo das aparições aqui em Medjugorje. E depois falarei um pouco sobre o que é mais importante aqui, o que Nossa Senhora está nos convidando aqui em Medjugorje. Antes das aparições, eu vivia como qualquer outra simples criança aqui em Medjugorje. Naquele tempo, eu tinha apenas 10 anos. Eu vivia uma fé de criança. Isto é, uma criança que sabia que Deus existia e que Nossa Senhora existia e que nós precisávamos rezar. Nunca ouvi nada de aparições no resto do mundo. E por isso, nunca estive pedindo a Deus para me dar o dom de poder ver Nossa Senhora. Em 25 de junho de 1981, Deus me deu um grande dom, eu pude ver Nossa Senhora com meus próprios olhos. Eu me lembro daquele dia, o dia que nós todos nos encontramos na base da Colina das Aparições. E na colina pudemos ver a imagem de uma Mulher que estava nos convidando com sua Mão para subir, para ir a ela. É difícil descrever como eu senti naquele primeiro momento. O primeiro momento foi de medo. Tinha um desejo, um desejo de escapar, de correr dali. Mas ao mesmo tempo, senti um desejo em meu coração de conhecer aquela pessoa que estava me convidando. Não me lembro como cheguei à colina, mas me lembro do mais lindo. Lembro-me da primeira vez que me ajoelhei diante de Nossa Senhora e da hora em que olhei em seus olhos. A hora que eu senti seu amor. O momento quando fui capaz de sentir, como me senti amado, protegido. É difícil descrever mesmo aquelas emoções, porque naquele momento você não tem quaisquer palavras. Naquele momento seu coração fala por si mesmo. E eu me lembro que continuei repetindo em mim mesmo: “Não quero que este momento acabe. Não quero que este momento chegue ao fim”. Assim, na primeiro aparição, foi quando as questões começaram. Uma das primeira perguntas foi: “Por que eu, por que eu?” Mas também me perguntei: “Serei capaz de aceitar tudo isso?” Porque eu era despreparado para fazer algo como isto. E então Nossa Senhora nos deu uma mensagem e aquela mensagem foi uma resposta para mim. Nossa Senhora disse: “Queridos filhos, é suficiente vocês abrirem seus corações e eu farei todo o resto”. E naquele momento, eu fui capaz de entender isto. Eu não posso fazer muito, mas posso fazer uma grande coisa: ser capaz de abandonar e dar meu coração completamente à Nossa Senhora. Sou capaz de confiar minha vida em suas Mãos. E isto é o que eu fiz. E é como minha vida com Nossa Senhora começou. Nossa Senhora está aparecendo aqui por 28 anos agora. Muitos dos que vêm aqui em Medjugorje se questionam e se perguntam porque as aparições duram por tanto tempo. Porque há tantas mensagens. Infelizmente, muitas pessoas vieram e disseram que Nossa Senhora sempre diz e fala somente uma coisa, a mesma coisa. As mensagens são sempre as mesmas, eles disseram. Mas eu convidaria e chamaria eles para uma coisa somente. Não vamos nos perguntar porquê. Deus sabe o porquê. Porque este é o plano de Deus. Podemos dizer algo extra, algo diferente, algo que freqüentemente esquecemos de dizer e é para ser capaz de dizer ao nosso Deus, dizer para Ele: “Obrigado”. Agradecer a Deus por todas as graças que Ele nos tem dado. Não compreendemos quantas graças estamos recebendo. Deus está permitindo Nossa Senhora estar conosco por tão longo período de tempo. Se cada um de nós hoje, que está bem aqui, abrir o coração para Nossa Senhora, ele será capaz de compreender porque Nossa Senhora está vindo e ficando conosco por tanto tempo. Ele será capaz de compreender que Nossa Senhora é uma Mãe, uma Mãe que nos ama, uma Mãe que quer levar seus filhos para a paz e alegria, para a salvação. E esta paz, esta alegria, esta salvação é Jesus Cristo. E por isso Nossa Senhora está nos dando suas mensagens. As mensagens de Nossa Senhora não são nada mais que o único caminho para ficarmos próximos de Jesus Cristo. E este caminho é o caminho através da oração, da conversão, paz, jejum e a Santa Missa. Aquelas mensagens que mencionei, Nossa Senhora repetiu aquelas mensagens muitas vezes aqui em Medjugorje. E aqueles que sempre dizem que o que acontece aqui é sempre a mesma coisa, eles são pessoas que não vivem as mensagens de Nossa Senhora. Se aceitamos estas mensagens, se vivemos estas mensagens com nossos corações, então seremos capazes de compreender que as mensagens de Nossa Senhora são nossa força para a vida. Ao mesmo tempo são a resposta de Nossa Senhora para tudo que temos procurado e buscado. Antes de eu começar a falar sobre as mensagens de Nossa Senhora, gostaria de convidá-los para uma coisa. Vocês vieram aqui para Medjugorje para começar uma verdadeira peregrinação, bem aqui. Para vocês serem capazes de fazer o que vocês precisam para ter um coração puro. E isto significa ir para o Sacramento da Santa Confissão. Purifiquem seus corações porque somente com corações puros e limpos seremos capazes de aceitar e viver o que Nossa Senhora está nos convidando aqui. Nossa Senhora está nos convidando para rezar todo santo dia. Há mensagens nas quais Nossa Senhora falou somente três palavras para nós. Aquelas palavras foram: “Rezem, rezem, rezem”. Nossa Senhora está nos convidando para rezar o Santo Rosário. E ao mesmo tempo, Nossa Senhora diz que cada prece que vocês dizem com o coração é importante. E por isso, Nossa Senhora sempre diz: “rezem com o coração”. Muitos vem a mim e me perguntam: “O que é rezar com o coração?” Gostaria de alegremente explicar isto. Mas eu não sou capaz de fazer isto porque é algo que cada um de vocês necessita sentir em seus próprios corações. A oração com o coração é um dom de Deus. Deus gostaria de dar este dom a cada um de nós. Para sermos capazes de aceitar e receber este dom, precisamos pedir, procurar, buscar. Precisamos estar preparados para aceitar e continuar vivendo este dom. Porque quando rezamos, se rezamos de uma maneira que nos sentimos obrigados a rezar, não podemos fazer isto deste modo. Nossos corações precisam sentir o desejo de rezar. A oração necessita tornar nosso alimento. Como disse antes, a oração será respondida através de tudo que procuramos em nossa vida porque Nossa Senhora disse: “Rezem e receberão todas as respostas”. Precisamos transportar a oração para a alegria. Nossa Senhora está nos convidando a rezar em nossas famílias, colocar Deus em primeiro lugar, que tenhamos tempo para Deus em nossas famílias. Porque Nossa Senhora disse que nada pode unir mais uma família que a oração que fazemos juntos. Se colocamos Deus em primeiro lugar, se rezamos, então seremos capazes de ser a família que Nossa Senhora tem repetido com muita paciência, que nós nos tornemos famílias santas. Toda família pode ser uma santa família. Precisamos ser um exemplo para nossos filhos. Precisamos ser aqueles que rezarão com nossos filhos. Porque tudo virá e será direcionado a partir das nossas famílias. E penso que todo pai deveria compreender apenas uma coisa. Todo filho que temos é um dom de Deus. Somos responsáveis por aquele filho. Há uma coisa que repito alegremente para todos os peregrinos e que o que o falecido Fr. Slavko disse. Ele disse: “Vocês pais, vocês precisam serem aqueles que darão as raízes da fé para os seus filhos quando eles forem realmente pequenos. E mesmo se um dia eles se afastarem, eles serão capazes de voltar porque o pouco que vocês tem dados para eles estará plantado em seus corações”. E é por isso que nós pais temos uma grande responsabilidade. Poucos minutos atrás eu repetia, dizia que Nossa Senhora queria que cada uma de nossas famílias fossem santas. A palavra santidade, eu pensava logo no começo que era ser santo, o que significa se ajoelhar vinte quarto horas por dia e apenas rezar. Mas isto não é o modo que é para ser. Ser santo em primeiro lugar significa aceitar Deus em nossa vida, rezar, viver os Mandamentos de Deus. E então mais tarde fui capaz de compreender, eu posso sentir santidade quanto tenho paz na minha família, e tenho amor em minha família, quando sou capaz de ver que meus filhos estão no caminho certo. Ajudar alguém. Ajudar aqueles que estão doentes. Porque muitas vezes dizemos a nós mesmos que somos cristãos. Mas somos genuinamente cristãos? Ou estas são apenas palavras que não praticamos? Porque que ser cristão significa mostrar ações externas naquilo que fazemos. Temos tantos irmãos e irmãs que vivem perto de nós que estão em muita necessidade de tudo que podemos dar para eles e não entendemos isto. Há muitos que estão doentes, que estão nos hospitais. Nós os visitamos? Nós os vemos? Há muitos órfãos nos orfanatos. Vemos estas crianças? E sempre dizemos que somos cristãos. Às vezes, ser cristão significa dar nossas mãos para um outro ser humano, amá-lo, dar a ele uma palavra calorosa. Todos nós precisamos ser testemunhas de que somos cristãos que vivem junto com Jesus. Há uma outra coisa que me surpreende muito frequentemente e ultimamente. Nós sorrimos tão pouco neste últimos anos. E penso que quando vivemos com Deus, se vivemos com Jesus, se vivemos com Nossa Senhora, se eles estão em primeiro lugar para nós, então isto é alegria por si mesmo. E necessitamos ser aqueles que passarão esta alegria para os outros. Porque Nossa Senhora disse: “EU gostaria que cada um de vocês que estão ao Meu redor, fossem meus apóstolos neste mundo”. Se alguém que não acredita em Deus ver vocês com um rosto triste então ele dirá: meu Deus se isto é cristandade, então é melhor para mim não ser cristão. Precisamos expressar a alegria em nossas vidas, ter vida com Jesus. Nossa Senhora está também nos convidando a jejuar. Toda quarta e sexta-feira a pão e água. Hoje é sexta. Hummmm. Eu não vejo que vocês estão sorrindo para mim quando menciono que sexta é dia de jejum. Muitos de nós ficam curiosos e se perguntam porque deveríamos jejuar? Há uma mensagem que é absolutamente a resposta a esta questão. Nossa Senhora disse: “Queridos filhos, com a oração e jejum vocês podem conseguir tudo. Vocês podem até parar guerras”. Que outra resposta deveríamos estar procurando? E nós, em muitas ocasiões, divagamos e procuramos pelo que necessitamos fazer. Sabemos o que deveríamos estar fazendo. Mas não estamos fazendo. E deveríamos estar fazendo isto. Jejuar não é difícil. Mas precisamos fazer isto por amor e no silêncio de nossos corações. Tantas vezes acontece de pessoas que gostariam de mostrar que estão jejuando e elas retornam e dizem: “Bem, estou jejuando hoje. Eu não me sinto bem. Tenho uma dor de cabeça”. Jejuar é um pequeno sacrifício. Mas ao mesmo tempo deveríamos meditar e pensar porque e para quem estamos jejuando? É por causa de nós? Sim, por causa de nosso futuro, por causa de nossa salvação. E um dia quando verdadeiramente começarmos verdadeiramente a jejuar por amor, então começaremos a pensar sobre outras coisas também. Começaremos a pensar em todas aquelas pessoas que hoje estão famintas neste mundo por causa da fome, por causa da falta de comida, tantas crianças que morrem de fome porque estão famintas. E quanto nós somos mesmo gratos a Deus? Somos gratos por aquele pedaço de amor que todo dia encontramos em nossa mesa? Por que infelizmente, muito frequentemente, queremos mais e mais e não somos gratos a Deus pelo que já temos. E Nossa Senhora, uma vez disse num mensagem bem aqui: “Queridos filhos, vocês estão fazendo muitas coisas, vocês trabalham todo o tempo mas tudo isto é sem as bênçãos”. Sempre precisamos ser gratos a Deus por tudo que ele nos tem dado. Logo, quando vocês vem aqui à Medjugorje, por que vem mesmo à Medjugorje? Vocês não deveriam estar vindo por causa dos videntes. Somos pessoas como qualquer outra. Vivemos desta maneira. Nós não somos santos. Tentamos ser santos como qualquer ser humano deveria estar tentando ser santo. Vocês não deveriam vir à Medjugorje por causa dos sinais também. Porque muitas vezes olhamos e procuramos por sinais. E os sinais estão em todo lugar, em nós, ao nosso redor. Nós sequer vemos estes sinais. Cada um de nós é um sinal de Deus. E nós não vemos este sinal. Aqui, vocês deveriam vir por causa de uma coisa. E Nossa Senhora está pedindo para ser o maior sinal de todos, isto é, a nossa conversão pessoal, para começar uma nova vida, uma nova vida com Deus, uma nova vida com Nossa Senhora. E o que é mesmo mais importante que qualquer coisa mais, necessitamos levar para nossas casas porque acredito que sua verdadeira peregrinação começa quando vocês retornam para casa. Isto é onde vocês verão tudo que vocês receberam em Medjugorje e se vocês continuarão a viver assim. Nossa Senhora tem vindo aqui com a Rainha da Paz. No começo, Ela nos convidou a rezar pela paz. E para sermos capazes de rezar pela paz, nós mesmos precisamos ter paz em nossos corações. E por isso Nossa Senhora diz: “Rezam pela paz em seus corações em primeiro lugar”. Todos conhecemos que o mundo está necessitando de paz por causa de tudo que acontece hoje no mundo. Mas há uma coisa, uma coisa que deveríamos sempre ser gratos e que é o que Nossa Senhora tem dito. Se nós rezamos, se jejuamos, se testemunhamos com nossa vida, seremos aqueles que serão capazes de mudar este mundo. Mas então precisamos nos perguntar: comecei hoje o que Nossa Senhora tem me convidado? O que eu fiz por este mundo? Muitas pessoas quando vem à Medjugorje estão interessadas em algo mais também: os segredos. E há muitos, mesmo agora, que estão tentando descobrir quais são os segredos de Nossa Senhora. Um segredo é um segredo. Mas há uma coisa. E eu acredito que é o maior segredo de todos é a nossa vida. O modo que vivemos nossa vida e o maior mistério de todo ser humano, se ele é capaz de estar na frente de nosso Deus a todo segundo de sua vida. Porque não sabemos quando é que Deus nos convidará para ir a Ele. Estamos preparados para ficar em frente Dele? Isto é uma questão difícil. Há uma coisa que faço toda manhã. Quando acordo, minha primeira oração que digo é de agradecimento a Deus: “Deus, obrigado por este novo dia”. Porque cada novo dia para mim é uma nova graça, graça que Deus me dá porque compreendo que esta é uma nova chance dada a mim para me tornar melhor, para ir para o Céu. É isto. O que mais precisamos em nossa vida? No fim direi uma coisa, uma mensagem que Nossa Senhora nos deu, a mensagem onde todo o amor que Ela tem como uma Mãe por nós é óbvio. Nossa Senhora disse: “Queridos filhos, se vocês soubessem o quanto eu os amo, vocês chorariam de alegria”. Vamos pensar um pouco sobre estas palavras. Quanto amor Nossa Senhora tem para cada um de nós. Quanto tempo Ela passa vindo para nós aqui nestes anos. Vamos procurar este amor nas mensagens que Ela está nos dando. Toda mensagem que Ela dá para nós começa com as palavras “queridos filhos” e no fim da mensagem Ela diz: “Obrigada por terem respondido ao Meu apelo”. Nossa Senhora diz “Obrigada” para nós! E quantas vezes e em quantas ocasiões dizemos “obrigado” a ELA? Mas podemos nos tornar melhores. Podemos mudar isto. E podemos começar agradecendo e sendo genuinamente grato à Nossa Senhora por tudo que Ela está fazendo. E podemos aceitar suas mensagens como nossa Mãe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário