terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MISSA é JESUS

Muitas e muitas vezes temos escrito sobre este assunto, mas parece que ele não se esgota, porque são inesgotáveis os abusos que se comete na celebração o Mistério da Cruz, no rito da Santa Missa. Já nem simples abusos, alguns casos podem ser descritos como satânicos, e não falo aqui de missa negra, falo da tradicional que é celebrada em alguns lugares.

Meu coração me manda dizer que, mesmo diante da postura da Igreja, que fala numa certa "inculturação", penso que não existe justificativa para se mudar nada, ainda que seja para se adaptar à cultura de um povo. Se o povo católico africano gosta da dança, é preciso saber que antes disso ele é filho de Deus e cristão. E ser cristão significa ser fiel imitador de Cristo. Assim, não somente o povo daquele continente deve seguir exatamente a mesma orientação, como bem antes os padres devem manter fidelidade ao que Jesus fez. Só porque um povo gosta de festas, isso não quer dizer que devam fazer da Santa Missa uma festividade. Ou um pandemônio!

Tomem vossas Bíblias, nos capítulos que falam sobre a instituição da Eucaristia: mostrem-me ali onde está dito que Jesus dançou antes de consagrar o pão e o vinho em Seu Corpo e Sangue, ou que ele tenha mandado os apóstolos dançar, tocar guitarra, pandeiro, cuíca e reco-reco, antes de receber este Sacramento precioso. Ora, temos toda certeza de que aquele gesto de Jesus, e toda aquela cerimônia espantosa, se deu no maior silêncio, na mais profunda consternação. E se, de fato, os apóstolos tivessem entendido o gesto de Jesus, certamente os evangelistas tratariam que dizer que eles choraram lágrimas sentidas naquele momento. Ou que tremiam de tanta emoção!

Se Jesus não fez isso, então a ninguém é permitido desvirtuar tão fantástico rito. Vejam que o Padre Mateus propõe assistir ao vídeo do Cardeal Arinze, que é da raça negra, veja se ele celebra no Vaticano desta forma escandalosa. É o que sempre tenho perguntado: será que as pessoas, tendo durante a semana 168 horas para berrarem o tempo todo se quiserem, tocar guitarra em som troante, acaso não podem reservar pelo menos uma hora para o silêncio profundo em Deus? Será que até na Santa Missa exigem dançar, rebolar, e gritar aleluia, aleluia como os pentecostais? Estes sim dançam, rebolam, gritam! Mas certamente o Espírito Santo não está com eles! Têm que gritar alto então e fazer gestos para ver se Ele os vê e escuta!

Eis o grande erro, talvez o maior erro da Igreja Católica em todos os tempos: NÃO ENSINAR os católicos o verdadeiro sentido da Santa Missa. NÃO explicar, não mostrar que cada gesto, cada atitude, cada palavra do rito, rememora um detalhe da sangrenta senda do Calvário, ou da vida de Jesus, formando um misterioso conjunto que é o centro de nossa vida cristã. Se os católicos fossem ensinados, desde a mais tenra idade a amarem de paixão a Santa Missa, eles se sentiriam imbuídos do mais profundo respeito, e saberiam então, que não se bate palmas diante do crucificado, a não ser que se deseje aplaudir o gesto daqueles que mataram Jesus. Não se bate palma para quem vai morrer. Palmas, na Santa Missa, NÃO e NUNCA! Há bispos que já as proibiram de todo! Com toda razão!

Estas louvações expansivas, a modo dos protestantes pentecostais, digamos que até podem ser repetidas, no salão da Igreja, num clube alugado, e até em praça pública. Mas não no recinto sangrado, onde se celebra a Paixão de Jesus. Até quando irão estes abusos? Até quando Jesus suportará tamanha ingratidão, descaso, desamor, a Ele que Se doa inteiro no mais profundo gesto de desprendimento que alguém possa ter. Que mais um Deus poderia fazer por nós? E que retribuição nós lhe damos? Esta algazarra, esta berreira na hora de receber a Santa Comunhão, e aquele fatídico "abraço da Paz" que tem o único sentido de dispersar as almas contritas. Não faz parte da Liturgia, portanto fora com ele.

Assim, não existe espaço para "inculturação" dentro da Santa Missa. Se o africano exige a dança na Missa, ele ainda conserva costumes pagãos e deve se converter por inteiro, pois Deus não aceita repartir o amor. Nem a adoração! O mesmo se dirá de qualquer outro povo, raça, cor da pele, idioma ou costumes. Eis porque a Igreja já proibiu outros tipos de "missa", especiais, como missa crioula, por uma terra sem males, missa dos caminhoneiros, e tantas outras pelos abusos que nelas se cometem. E quando se trata de cometer abusos, podem ter certeza de que sempre o inimigo haverá de encontrar mestres em destruir aquilo que é sagrado. Inclusive padres! Que nada sabem do Mistério que celebram. Se soubesse de fato, desfeleceriam de amor a cada consagração.

Missa especial é aquela que mantém fidelidade absoluta ao rito! Missa especial é aquela onde as pessoas mergulham fundo em suas almas, reveem os atos de sua vida, se compungem e se arrependem profundamente de todos os pecados cometidos durante a semana - ou desde a última Missa - e somente vão comungar, quando têm a certeza de que sua alma está preparada para receber dignamente a Jesus. Aí a Missa se torna especial, e produz frutos de vida e vida eterna. Saindo dali a pessoa se torna um sacrário vivo, ambulante, que espargirá bênçãos por onde passar. Caso contrário a pessoa cometerá sacrilégio, e se tornará um ser repelente, que espargirá desgraças, desavenças, ódio e confissão à sua volta. Quantos bilhões de sacrilégios! Esta a maior fonte de nossas desgraças! E da morte lenta do mundo! E morte acelerada da Igreja!

Se todos os católicos do mundo fossem realmente preparados para a Comunhão, e recebessem Jesus dignamente, com a alma contrita e humilde, todos eles se tornariam sacrários vivos, e JAMAIS o mundo teria chegado a este descalabro, nem a Igreja Católica estaria mergulhada em tão grande abismo. Se todos os católicos do mundo cumprissem com amor, devoção, adoração, fervor e humildade o preceito dominical - no mínimo - e sempre estivessem em estado de graça ao receber Jesus, Deus já teria mudado o mundo, e a terra seria já o Paraíso, sem passar pelas confusões previstas nas Sagradas Escrituras.

Em outro texto comentei sobre a questão dos modos da RCC, e recebi algumas cartas de pessoas comentando, e dando ainda outros detalhes que estão levando os grupos a se destruírem. Na Santa Missa, a pessoa central é JESUS, a Vítima santa. Não é o Espírito Santo! Ele sim transforma as espécies e realiza o Milagre, mas o faz em Cristo, por Cristo e com Cristo. Tantas vezes assisti a estas Missas, e jamais me senti bem numa delas. E podem ter certeza de que, quem se sente bem ali, nada sabe do Sacrifício que ali está sendo lembrado. Mais que isso: está sendo realizado. Ao vivo e realmente!

Há pessoas fantásticas envolvidas nestes grupos, entretanto hoje se pode dizer, existe muito mais gente desiludida com eles do que seguidores fiéis e felizes. O que é terrível nestes casos é esta insistência em mudar, em fazer diferente, em ser diferente, em querer ser melhor ou fazer melhor. Nestes casos, a graça é nula, porque fazem de tudo para aparecer diante dos homens – de quem buscam os louvores - enquanto Jesus fica de fora. Querem tocar alto e bonito para agradar aos jovens e atrair a juventude: não pensam em agradar a Deus, antes dos homens! E nesta ânsia cega de mudar, acabam por desvirtuar completamente o sentido Sacrifical da Santa Missa. Já estive em muitas igrejas, onde os tocadores de instrumentos, e os cantores, estão tão afanados em se apresentar ao público, que sequer se aproximam da Comunhão. E neste caso, fazem até bem em não receber Jesus.

Muitos me perguntam sobre as Missas show de certos sacerdotes, e delas há gente que fala maravilhas. Mas eu cá me pergunto se é mesmo possível penetrar no coração de Deus numa celebração destas, ou se tais pessoas nada mais fazem do que mergulhar em si mesmas. Elas se enchem de emoções exteriores, que não penetram muito além da pele, que podem até provocar arrepios, mas não são aqueles provocados pelo Espírito Santo. Tais emoções são passageiras, e não convertem de fato. Não duram muito, e tantas vezes provocam o mesmo efeito de um show de música popular. Ai,ai,ai, alguns padres cantores! Ai Ai! Tanto é que dentro da plateia destas celebrações se poderá encontrar pessoas de outros credos, e pessoas que se dizem católicas, mas que frequentam certas denominações onde os pastores agem da mesma forma. E são capazes de dizer que é tudo igual, numa igreja e noutra.

Ora, vai um infinito entre a celebração de uma Santa Missa, com profundidade e respeito, e um mero culto emotivo que não entra no coração, quanto mais na alma. Tantas vezes temos afirmado, e sem medo de errar, que somente saem da Igreja Católica para as seitas – porque derivadas da católica – as pessoas que desconhecem o valor e a importância da Santa Missa. Ela não tem nada a ver com a ceia que algumas denominações protestantes celebram, porque eles não acreditam no Sacramento, sendo para eles apenas mais um sinal. Ora, este desvirtuamento do sentido profundo do mistério da Paixão que se renova a cada Santa Missa é causa da maioria dos males do mundo.

Infelizmente até mesmo entre os católicos que frequentam a Santa Missa, até diariamente, existe uma maioria que não se dá conta nem minimamente daquilo que nela se realiza. Tenho me penitenciado seguidamente, e dentro de cada Santa Missa eu me questiono, pelo fato de que sinto as coisas, mas meu coração não consegue VIVER tudo aquilo, na profundidade devida, e merecida por Jesus. Certa vez a Mãezinha disse algo como “que eu não suportaria”, e isso me deixa mais tranquilo, embora jamais contente com minha participação. Tantas vezes sinto minha alma chorar ao ver que de repente estou completamente alheio ao Mistério do Amor do qual estou participando. As distrações sim são comuns; mais ai, quem tivesse a virtude dos santos adoradores, para poder estar aqui escrevendo este texto para alertar aos que assim o desejam.

Certa vez ouvi um amigo sacerdote falar com tanta ênfase, com tanto amor sobre a Eucaristia, que fiquei olhando para ele boquiaberto. Então imediatamente pedi a ele que colocasse aquelas mesmas palavras no papel, que me escrevesse algo sobre a Santa Missa e a Eucaristia, com o mesmo amor e fervor, mas ele nunca fez. Senti então que naquele momento, ele estava tomado pelo Espírito Santo, e de uma forma tão profunda que nunca mais conseguiu alcançar, porque me disse que se julgava indigno de penetrar naquele Mistério. De fato, talvez poucos entendessem aquelas fervorosas palavras dele, mas com certeza plena, uma pregação feita por ele, com o mesmo fervor e ardor, poderia converter multidões. Pena que tais momentos se perdem, e não voltam mais!

E, com certeza, tudo o que eu gostaria é de ter este fervor, esta devoção, este amor tão profundo pela Eucaristia, que nestas palavras que escrevo agora pudesse colocar junto meu coração. A humanidade não sabe o que Jesus Eucaristia representa para o mundo. É mistério milhares de vezes mais profundo do que qualquer coração humano possa vivenciar, ou mente sensível possa descrever. E tudo o que pedimos, a quem quer que seja, e ainda tenha olhos para ver, e ouvidos para ouvir, que – se ainda não fez – agarre-se com unhas e dentes, com toda força de seu coração, com todo fervor de sua alma na Eucaristia, porque ela nos será tirada em breve.

As pessoas não se dão conta do quanto Jesus tem sido esquecido, vilipendiado e mais uma vez torturado em tantas destas celebrações, algumas sacrílegas, aonde a banalização do mistério chega às raias do absurdo, e tudo entre palmas, risos e abraços. Em vista deste descaso, Deus permitirá que a besta sanguinária faça cair a maioria dos sacrários da terra. E quando os sacrários caírem, e quando as cidades ficarem despidas do escudo da Eucaristia – presença viva de Deus em seu meio – não se pergunte o motivo pelo qual elas foram destruídas: será evidente a todos! Descaso, desamor, não adoração, abominação desoladora.

Sim, abominação da desolação, porque ficarão desertas as igrejas, e mudos os campanários. Já agora soa um primeiro acorde fúnebre a cada capela que coloca o Rei do Universo num canto escuro de sua capela, e bate biz quando saem fora os genuflexórios. Este réquiem soturno ecoará muito em breve em toda a terra, e será seguido do barulho da metralha, do espocar dos canhões, do troar das bombas atômicas, do cair das estrelas do céu, entre gritos de desespero. Descaso, desamor, abominação desoladora. Desolação de um mundo vazio de Eucaristia, por causa de uma falsa missa abominável que começa a dar seus passos troantes no mundo. Tudo isso é o começo e visa não chocar as pessoas.

Porque o profeta Daniel previu e Jesus confirmou que viria esta abominação final, uma ceia sem valor algum para Deus, pior do que um culto protestante, e abominável porque pretende se insinuar como substituta da verdadeira e Santa Missa. Já descrevi como será isso e não pretendo repetir, mas podem ter certeza absoluta de que, quando isso for implantado, os anjos abrirão o poço do abismo, e o inferno tomará conta da terra por um tempo. Todos os lugares onde havia um sacrário serão tomados pelos demônios, que transformarão as capelas em pistas de dança para os esbirros de Lúcifer. Ai do povo louco que participar desta abominação. Ai dos sacerdotes loucos que aceitarem celebrar esta afronta aberrante.

Assim, asquerosa e astutamente o príncipe das trevas vai agindo devagar, para não ferir sensibilidades mais apuradas, e assim consegue matar aos poucos as resistências mais teimosas. Hoje retira um banco genuflexório, amanhã uma imagem de culto, depois expulsa dos confessionários com grades, adiante altera o rito do Missal, e não leva tempo o povo ignaro se acostuma. Alguns até reclamam, mas no fim se acostumam, porque a maioria aceita tudo, pois nada mais que caniços agitados por qualquer vento, se vergam impensantes em qualquer direção. É tamanha a astúcia da fera, que são na verdade os bons sacerdotes os que implementam a insídia, porque falsos mestres da escola de satã, com suas teologias infernais, os induzem a uma modernidade, que é satânica e repulsiva.

E somente o mundo não será destruído por inteiro, e somente restarão vivas algumas pessoas na face da terra, apenas porque a Eucaristia será guardada pelas famílias, que já agora ardentes de zelo por Jesus Eucaristia, moldam seus corações no ardor missionário verdadeiro. Jesus então irá morar com elas! E para muitas irá sozinho, sem que um sacerdote o leve, nem bispo aprove. Tais famílias, como verdadeiros baluartes de fé, hão de manter acesas as chamas dos sacrários, isso para que ainda uma réstea de luz ilumine o mundo. Porque se não fosse isso, as trevas cobririam a terra para sempre. E nem uma só pessoa sobraria viva, para contar a história. Eis aí o tremendo Poder da Eucaristia, Jesus, Deus vivo em nosso meio. Adore-O! Ame-O! Ele é nosso Deus e Senhor!

Uma palavra de consolo e final: todo aquele que agora tem fome, e se apropria dignamente do Corpo e Sangue de Jesus, não ficará sem Ele na tribulação. Sinto que os anjos e santos da devoção irão trazer, onde a pessoa estiver. Mas isso é para os verdadeiros e fiéis adoradores. Estes, aliás, também verão Jesus ao vivo e a cores naqueles dias. Quanto aos que agora fazem Dele pouco caso, ou não sentem verdadeira fome, estes ficarão com mais fome, e morrerão também de fome física. Afinal, se tivemos santos que por mais de 50 anos se alimentaram apenas da Eucaristia e mais nada, fica claro que o poder de Deus continua o mesmo, e haverá outros casos.

Duas palavras da Escritura: João 6, 53 Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Ou seja: se todos se alimentassem do Corpo de Jesus, todos seriam felizes

E em 1ª Corintios 27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. 28 Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. 29 Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. 30 Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos. Ou seja: como milhares se alimentam de Jesus indignamente, é por isso que existe tanto mal no mundo!

Doravante digamos assim: Graças e louvores, se deem a cada momento. A Jesus, nosso Deus, O Santíssimo Sacramento.

Jesus É a Missa! A Missa é Jesus!

Que Deus abençoe a todos
Aarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário