domingo, 6 de novembro de 2011

Sermões insossos

Cardeal denuncia sermões insossos e cansativos

ComenteCIDADE DO VATICANO, Santa Sé, 4 Nov 2011 (AFP) -Os sermões feitos por padres católicos tornaram-se "incolores, inodoros e sem sabor", denunciou nesta sexta-feira o cardeal Gianfranco Ravasi, ministro da Cultura do Vaticano, pedindo a eles que não temam dizer palavras que perturbem, questionem e causem preocupação.

O cardeal falou sobre o assunto durante um ciclo de conferências organizado em Roma pelo Instituto francês - Centro São Luís, aberto na quinta-feira na Universidade dos Jesuítas, a Gregoriana.

A prédica nas Igrejas está quase se tornando insignificante", lamentou.
O cardeal italiano convidou os sacerdotes a levarem em conta as novas linguagens para atrair a atenção dos fiéis, além de não temerem o "escândalo" causado pelas palavras da Bíblia.

"Devemos reencontrar esta dimensão da Palavra que ofende, que inquieta, que julga", afirmou o prelado. É preciso notar que a Bíblia pode "preocupar e, às vezes, desconcerta" o que, segundo ele, é "indispensável".

O cardeal também convidou os padres a acompanharem a "revolução na comunicação". "A informação transmitida pela televisão e a informática, explicou o ministro da Cultura do Vaticano, demanda ser incisivo, recorrer ao essencial, à cor, à narração".

A comunicação pode passar também pelo Twitter, o que "obriga a transmitir alguma coisa fulgurante, essencial", recomendou o prelado que envia ele mesmo mensagens diárias no Twitter.

As críticas de Monsenhor Ravasi a homilias 'mornas" dos padres e a vontade de encontrar uma linguagem adaptada ao mundo moderno representam uma preocupação do Papa Bento XVI de revitalizar a mensagem do cristianismo, numa época de descristinização em massa.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

OBS: Certamente que o cardeal tem certa razão, mas convenhamos, o erro não está apenas nos maus sermões, está nos sermões heréticos e isso passa muito antes pelos maus seminários, pela má formação dos sacerdotes. Momentos atrás recebi outro email, dando conta de uma enquete feita na Praça do Vaticano, com alguns sacerdotes, a respeito dos 10 mandamentos...

Bem, o que parecia ser brincadeira, virou tragédia, e nao completa porque consta que Dom Cláudio Hummes meio que salvou a pátria. Nenhum dos outros padres soube responder correto quais eram os 10 mandamentos, e os que sabiam alguns não acertavam no número de ordem, nem no salteado. Por aí se pode tirar a triste realidade, já assustadora! Se os padres não sabem quais são os 10 mandamentos, como é que poderão bem confessar as pessas, se não conhecem qual mandamento é infringido?

O fato gritante é que eles aprendem todas as teologias, erradas, menos o Catecismo. Aprendem todas as teorias sobre Deus, menos a prática. Se não sabem os 10, como poderão amar a Deus sobre todas as coisas, o que resume a Lei e os profetas? O fato é que a imensa maioria dos sacerdotes não prepara os sermões, e preparar seria durante a semana escrever, citando com exemplos como Jesus fazia, para que as pessoas entendam e tirem lições práticas das homilias. Isso sem se desviar do assunto central, porque Padre que quer todo domingo citar 50 versículos diferentes daquele do contexto é porque não preparou o sermão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário