domingo, 19 de junho de 2011

Entrevista com Vicka de Medjugorje

Entrevista com Vicka em Medjugorje, por Kresimir Sego em 1996:
Vicka, descreva como é o sentimento de uma pessoa que tem se encontrado com a Mãe de Deus todos os dias há quinze anos? “Este sentimento não pode ser posto em palavras por que não existem palavras para descrevê-lo. É algo especial, uma paz, uma satisfação, uma alegria que não pode ser vivida com qualquer pessoa, mas apenas com Nossa Senhora.”
E o que ela quer das pessoas? “A principal mensagem de Nossa Senhora é que as pessoas aceitam a oração, conversão, jejum, penitência e paz. Isto é o que devemos aceitar e viver. É isso o que ela quer de nós.”
Descreva para nós aquilo que você aprendeu nos encontros com Nossa Senhora. Como um cristão deveria ser hoje, o que a Mãe de Deus espera? “Nossa Senhora não espera nada de especial. Ela diz que não está aqui para trazer novas mensagens nem dizer-nos algo novo, mas ela está aqui para despertar-nos para cima, pois temos dormido e fugido de sua mensagem. Portanto, não há nada de novo em tudo isso. Nós só devemos renovar as palavras das Escrituras e viver com elas.”
E o homem de hoje caminha para uma tal descrição de um cristão ou está longe dela? “Bem, eu posso dizer que ele está indo na direção dela, mas poderia ainda ser muito melhor.”
Nossa Senhora conversa com você sobre os frutos das aparições e os frutos de suas mensagens? “Certamente, ela fala. Ela diz que existem suficientes frutos, mas novamente,depende de nós, de quanto estamos dispostos a buscar as mensagens de Nossa Senhora. Para Nossa Senhora não se faz nada à força. É tudo pela nossa vontade, pois Deus nos deu toda liberdade. Nossa Senhora não vem obrigando a acreditar, para dizer a ele ou a ela: ‘Você deve acreditar, você tem que acreditar!’ Quem quiser acreditar, acredita. Quem não quiser, é livre para fazê-lo.”
Nas mensagens que Nossa Senhora dá mensalmente através Marija, vejo que às vezes ela diz: "Estou feliz" e, por vezes, "Estou triste". O que acima de tudo a faz feliz e o que acima de tudo a faz triste? “Eu não posso comentar sobre a mensagem que Nossa Senhora dá a cada dia 25 do mês, porque ela não diz isso para mim, mas para Marija. Quando Nossa Senhora diz uma mensagem para mim, eu posso explicar isso para você. Mas quando eu escuto a partir de Marija, eu escuto como todos os outros. Nossa Senhora se mostra mais feliz quando aceitamos suas mensagens.”
Qual é a principal razão dos efeitos das mensagens de Nossa Senhora não serem sentidos tão fortemente e as pessoas aceitarem com dificuldade? “Isso depende mais da pessoa do que tudo. Devemos tentar rezar pela graça de Jesus e Nossa Senhora nos ajudarem, naturalmente, juntamente com a nossa boa vontade, e abrir os nossos corações. Se nós quisermos nos abrir para eles, não haverá problemas em aceitar as mensagens de Nossa Senhora. Nossa Senhora disse uma vez que as pessoas têm medo de mudar a sua vida porque naquele momento eles podem estar se sentindo bem e pensam que aceitando a mensagem não sabem o que tem para elas. Eu digo que não têm nada a temer, pois eles não foram longe até agora à vontade, de qualquer forma. Se não estamos prontos para abrir o nosso coração e entregar-nos ao amor de Deus, então devemos estar com medo e toda a nossa vida nunca será livre.”
As pessoas responderam às mensagens de Nossa Senhora, seus apelos à conversão, oração e penitência? “Depois, Nossa Senhora disse que há um grande número de pessoas que aceitam as mensagens, começam a viver e experimentam uma espécie de cansaço. Mas ela preferiria mais, diz ela, que aceitem as mensagens com o coração e fossem dando um passo a frente sem parar. As pessoas aceitam tudo de uma vez, e depois param tudo de uma vez. Devemos aceitar as mensagens de forma gradual, começar a vivê-las e orar. E então, não cansaremos, se nós, obviamente, aceitamos com o coração. Isto é um pouco mais difícil de explicar às pessoas. Se Nossa Senhora diz neste momento: "Rezem três Terços", não significa que devemos recitar três Terços no mesmo momento. Ela primeiro disse: "Orem pelo menos sete Pai Nossos". Após sete Nossos Pais, disse ela: "Orem os mistérios gozosos”, mas sem pressa: hoje vamos fazer um mistério, amanhã outro, ou estaremos a viver hoje um Pai Nosso, amanhã outro, etc. Depois de meio ano, ela disse: "Orem os mistérios dolorosos", e em um ano vamos rezar os gloriosos, etc. Então, nada foi repentino. Neste momento, pode parecer muito para as pessoas. Mas não era muito, tudo foi gradual. Hoje, quando eu transmito as mensagens de Nossa Senhora, quinze anos depois, não posso dizer, "Você, reze um mistério hoje," porque sou obrigada a comunicar plenamente aquilo que Nossa Senhora diz.”
Nós sabemos como ouvir as mensagens? Estamos mudando? “Nós sabemos como ouvir e compreender a mensagem muito bem. O problema é recorrer às mensagens somente quando temos algum problema. Mas veja, Deus usa este modo para poder chamar as pessoas para mais perto dele.”
Durante a sua segunda aparição Nossa Senhora disse que ela era a Rainha da Paz. Uma das principais mensagens convidando as pessoas, foi o apelo à paz. Você, como uma menina então, compreendeu o convite para a paz, uma vez que não havia guerra aqui na Europa naquela época? “Permita-me corrigir-lhe sobre este ponto? Ou seja, em sua segunda aparição Nossa Senhora disse: ‘Eu sou a Virgem Maria’, e alguns dias depois ela disse: ‘Eu sou a Rainha da Paz, e eu vim para trazer a paz’. Sim, eu fiquei intrigada por que Nossa Senhora disse: ‘Eu vim para lhes trazer a paz’. Pois estava bastante pacífica a Europa, então, e eu não poderia realmente entender porque que ela pediu isso. Mas Nossa Senhora continuou repetindo as mensagens dizendo: ‘Rezem pela paz, através da oração e jejum até as guerras podem ser detidas’, etc. Algumas vezes ouvimos falar de guerras no Irã e no Iraque, mas pouco sabíamos o que era, até que finalmente um dia esta guerra estourou entre nós. Nossa Senhora disse que ela tinha estado entre nós por dez anos completos, dando-nos mensagens para ajudá-la a impedir esta guerra, mas não conseguimos responder ao seu apelo.”
Nos seus atuais encontros com Nossa Senhora ela fala de paz ou de guerra? “Neste momento, Nossa Senhora está falando principalmente sobre as famílias e os jovens que estão, como já disse, em uma situação muito difícil hoje. Ela está nos chamando para a paz também, mas a paz de espírito, uma paz que as pessoas estão procurando no espírito. Atualmente, ela não está dizendo nada sobre guerras.”
As aparições em Medjugorje foram um chamado para se voltar para Deus e se libertar? “Nossa Senhora diz: ‘Eu sou a Mãe de todas as pessoas’, e ama a todos igualmente. Ela não faz distinção entre as pessoas, ou seja, ela não as divide. Foram as pessoas que fizeram essas divisões de forma que fiquem muito longe umas das outras, o que significa, em primeiro lugar, as nações, povos, ou origens. Mas todos nós somos iguais perante Deus, pois Deus é um para todos. Bem, vamos dar um exemplo: Eu tenho visões, ou seja, falo com Nossa Senhora. Mas isso não significa que ela me ama mais do que os outros. Eu pessoalmente acho que ela ama muito a todos nós, a única diferença é que eu tenho o favor de conversar com Nossa Senhora.”
Você conhece a Santíssima Virgem Maria, o que Deus quer e exige de nós mais diretamente. Como, a partir de sua experiência, você vê o regresso a Deus, isto é, as pessoas estão voltando para Deus? “Sim, as pessoas estão voltando para Deus, e isso pode ser visto ultimamente mais claramente no olhar de Nossa Senhora, pois se pode notar que realmente ela está muito feliz. Mas novamente, por outro lado, elas não estão retornando no número que Nossa Senhora espera e deseja.”
A Rainha da Paz sempre dirige-nos com doçura, mesmo quando nos repreende. No entanto, nesta doçura de uma Mãe, as exigências são muito rigorosas - estritas em termos de conversão, oração, jejum. Em uma palavra, ela exige auto-negação. Como você vê uma vida de fé? “Eu não poderia dizer que Nossa Senhora nos repreende, pelo menos não no verdadeiro sentido da palavra. Nossa Senhora tem sempre um sorriso em seu rosto, mas muitas vezes, eu senti que ela estava triste. Quando ela aparece, posso sempre dizer se ela está feliz ou se está triste. Ela tem sempre bondade nos olhos, e eu nunca tive a sensação de que ela poderia estar nos repreendendo. Sua repreensão talvez seja com muito amor. Ela nos sorri muito.”
Nossa Senhora narrou sua biografia para você. Pode me dizer alguma coisa sobre a vida dela agora? Quando estará disponível? “Nossa Senhora disse-me toda a sua biografia, desde o Nascimento até a Assunção. Eu não posso dizer nada sobre ela neste momento, pois não tenho autorização para isso. A vida inteira de Nossa Senhora está contida em três cadernos, onde eu ia colocando o que Nossa Senhora estava me dizendo. Às vezes, eu escrevia uma página, outras vezes duas, às vezes apenas metade de uma página.”
É necessário muito esforço para começar a conversão e uma vida de acordo com as mensagens? “Não requer muito esforço. O que mais importa é que você deseje a conversão. Se você quiser a conversão, ela virá, e não é necessário tanto esforço em tudo. Mas enquanto você luta contra si mesmo, se há uma luta dentro de você, isso significa que você não está determinado a dar o passo. Seria melhor você não iniciar lutando se não estiver querendo ir até o fim, pedindo a Deus a graça da conversão. A conversão é uma graça. A conversão não estará suspensa no céu azul, se você não a quiser. A nossa conversão é pela nossa vida inteira. Quem pode dizer hoje: eu sou convertido? Ninguém. Temos que ir no caminho da conversão. Quem diz que está convertido, está mentindo, ele não moveu nem uma polegada. Aquele que diz que quer se converter, este está no caminho da conversão, ele reza a cada dia pela conversão.”
Você está pessoalmente satisfeito com a aceitação das mensagens? “Por um lado, estou satisfeita, por outro lado, não estou. As pessoas aceitam e não aceitam as mensagens. Eu não gostaria de condenar ninguém por não aceitar as mensagens, ou dizer que as mensagens estão a ser aceitas lentamente. Eu não olho isso do ponto de vista que poderia condenar alguém, longe disso. Eu olho desta forma: se eu poderia fazer isso, os outros também podem. Ninguém deve ser condenado ou culpado.”
Como você conversa com Nossa Senhora? Trata-se de uma conversa livre? “O mesmo que com você agora, perfeitamente livre, não há nenhuma diferença.”
Nos primeiros dias, meses e anos das aparições um monte de pessoas estavam esperando algum tipo de sinal, um milagre, algo de extraordinário. Posteriormente, isso parecia estar desaparecendo, e as pessoas rezavam mais, trabalhavam na sua transformação interior. O que você tem a dizer sobre isso? “Está certo. Há um monte de pessoas que, quando vêm, dizem ver o sol girar, eles vêem algumas mudanças no Krizevac, dizem que seus Terços mudaram de cor. Nossa Senhora diz que estes são apenas pequenos sinais, mas é mais importante mudar por dentro, mudar o nosso coração. Se a você é dado esse sinal, significa que é hora de você começar a mudar, e não atribuir tanta importância a ele. Ele é importante para a mudança interior, mas se a você foi dado um sinal desses, então deve saber que ele foi dado porque você deveria fazer alguma coisa.”
As mensagens que Nossa Senhora dá a cada dia 25 do mês sempre começam com "Queridos filhos". Quem são seus filhos, os videntes ou todas as pessoas? “Todos, todos nós que estamos dispostos a aceitar a mensagem dela. Nós somos todos filhos dela. Quando ela nos dá uma mensagem, ela dá para todo o mundo, para todas as pessoas que querem ser filhos de Nossa Senhora. Nós, os videntes, temos nossos defeitos, com certeza, ninguém é perfeito. O que mais importa é que a pessoa queira mudar, ir a frente, ajudar os outros. A coisa mais importante é viver as mensagens de Nossa Senhora. Se não estou pronto para vivê-la, porque devo dizer isso aos outros? Se você quer viver as mensagens de Nossa Senhora, se você quer mudar, se você construir isso no seu coração, então você pode dizer isso para os outros também. Enquanto você não assumir nada, é melhor manter o silêncio.”
Muitas vezes você está com os doentes. Quais são suas experiências? “Existem pessoas doentes. Mas os doentes de espírito são os mais graves do que os doentes fisicamente. As pessoas precisam de uma palavra de consolo. Elas apenas pedem forças. É difícil dizer hoje que a doença é um grande presente de Deus. É impensável dizer isso a uma pessoa doente que sofre de câncer, por exemplo, ou de qualquer outra doença, que é um presente de Deus. Todo mundo tenta se livrar de uma doença. Pensam: longe de serem de Deus. Mas na verdade, Nossa Senhora diz que a doença é um presente de Deus. Pois Deus sabe porque Ele deu este presente para mim, para você, para qualquer pessoa e Ele sabe quando vai levá-lo de volta. Ele pede apenas nossa paciência. Nenhuma foi dada sem alguma razão, todas têm o seu porquê. E isso, diz ela, quando é dado a você, diga: ‘Obrigado, ó Deus, por este presente, e se tiver outros presentes estou pronto para aceitá-los. Mas dá-me também a força para que eu possa fazer isso pelo Senhor com o coração e com amor.’ Nossa Senhora, uma vez salientou que não somos capazes sequer de imaginar a importância do nosso sofrimento aos olhos de Deus.”
O aborto é um grande problema no mundo de hoje. Você já falou com Nossa Senhora sobre isso? “Depois Nossa Senhora disse-me que as pessoas que fazem aborto cometem um grave pecado. As crianças mortas deste jeito são (como) anjinhos por cuja morte as pessoas que fizeram isso são os responsáveis. Um deve colocar a questão de quantas pessoas se mataram na guerra, e como muitos no útero da mãe. Esses são mortos na guerra, mas as crianças foram mortas quando nem eram nascidas. Não há diferença se alguém é morto na guerra ou num aborto. A responsabilidade é igual. Mas a consciência das pessoas parece ter falhado completamente.”
Os videntes são os apóstolos das mensagens de Nossa Senhora, por isso, os sacerdotes tem aceitado as mensagens. Mas os fiéis que aceitarem são também os seus propagadores. O que deve ser feito em relação à propagação das mensagens? “Toda pessoa é chamada na propagação das mensagens de Nossa Senhora, tal como nós, fomos escolhidos por Deus para transmitir a mensagem para as pessoas. Nossa Senhora diz que está feliz por cada peregrino que vem a Medjugorje, mas ela fica ainda mais feliz, diz ela, quando aceitam a mensagem com o coração, vivem consigo mesmos, e assim espalham a outras pessoas através de sua vida e exemplo.”
Você e os outros videntes estão cada dia num encontro com Nossa Senhora, é como um outro mundo, como o Paraíso. Esta vida pode ser comparado com o que nos espera no mundo exterior? “Nossa Senhora diz, nós que estamos na Terra podemos viver o Paraíso, Inferno ou Purgatório, dependendo do que cada pessoa escolher. Do mesmo modo, ela diz que aqui na Terra muitos pensam que a morte é o fim de tudo. Nossa Senhora afirmou que estamos apenas de passagem na Terra, e que nunca podemos comparar este mundo com o que nos espera no Céu.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário