domingo, 20 de março de 2011

SIGAM O PAPA

Bartolomeu I: "Sigam o Papa!"
Posted: 19 Mar 2011 06:36 AM PDT

"Sigam o Papa": eis o que recomendou o Patriarca Ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, ao receber no Fanar, sede do Patriarcado de Constantinopla, um grupo de estudantes do Instituto pontifício romano Santo Apolinário, noticiou o L'Osservatore Romano.

Durante a visita, o patriarca falou do papa com "muita estima e afeição", afirma o jornal da Santa Sé. Para Bartolomeu I, Bento XVI "é um grande teólogo que faz o bem a todas as Igrejas". "Sigam-no com afeição e simpatia", insistiu.

Fonte: Zenit
Tradução: OBLATVS
O verdadeiro ecumenismo dando seus frutos
Posted: 18 Mar 2011 03:51 PM PDT
O movimento dos luteranos que atravessaram o Tibre [ndt.: que se tornaram católicos] foi uma das notícias religiosas mais subestimadas da década passada.

O que primeiramente começou com luteranos proeminentes, como Richard John Neuhaus (1990) e Robert Wilken (1994), ingressando na Igreja Católica, tornou-se uma avalanche que poderá culminar num grande grupo de luteranos regressando coletivamente.

Em 2000, o ex-bispo luterano canadense Joseph Jacobson ingressou na Igreja.

"Realmente nenhuma outra Igreja pode duplicar o que Jesus deu", disse Jacobson ao Western Catholic Reporter em 2006.

Em 2003, Leonard Klein, um proeminente luterano e ex-editor do Lutheran Forum e da Forum Letter ingressou na Igreja. Hoje, tanto Jacobson quanto Klein são padres católicos.

Ao longo dos últimos anos, um crescente número de teólogos luteranos se uniu à Igreja, alguns dos quais agora lecionam em faculdades e universidades católicas. Entre eles estão, não excluindo outros: Paul Quist (2005), Richard Ballard (2006), Paul Abbe (2006), Thomas McMichael, Mickey Mattox, David Fagerberg, Bruce Marshall, Reinhard Hutter, Philip Max Johnson, e mais recentemente, Dr. Michael Root (2010).

"A Igreja Luterana tem sido meu lar espiritual e intelectual por quarenta anos", escreveu o Dr. Root. "Mas nós não somos mestres de nossas convicções. Um risco do estudo ecumênico é que se pode considerar uma outra tradição tão convincente que se é levado a uma mudança de mente e de coração. Ao longo do último ano, tornou-se claro para mim, não sem resistência, que eu havia me tornado católico na mente e no coração de tal modo que não mais me era permitido apresentar-me como um teólogo luterano com honestidade e integridade. Esta mudança é menos uma matéria de decisão que de discernimento".

Diz-se que "ninguém se converte sozinho", sugerindo que frequentemente o efeito de uma conversão ajuda a impulsionar outra. Isto é exemplificado pela história de Paul Quist. Ele descreve sua participação na conferência luterana "A Call to Faithfulness" no St. Olaf College em junho de 1990. Lá ele ouviu e conheceu Richard John Neuhaus, que havia comunicado sua própria conversão havia poucos meses.

"O que alguns luteranos estavam percebendo era que, sem as âncoras do Magistério da Igreja, o luteranismo iria desviar-se inapelavelmente de sua fonte confessional e bíblica", escreveu Quist.

Muitos dos convertidos vieram da Sociedade da Santíssima Trindade, um mistério panluterano organizado em 1997 a fim de trabalhar para a renovação confessional e espiritual das igrejas luteranas.

Agora, parece que um grupo luterano mais amplo se unirá à Igreja. O Padre Christopher Phillips, escrevendo no blog Anglo-Catholic, noticia que clérigos e leigos da Igreja Luterana Anglo-Católica (ALCC) ingressarão no Ordinariato americano a ser criado para aqueles anglicanos desejosos de entrar na Igreja.

Segundo o blog, a ALCC enviou uma carta ao Cardeal Walter Kasper, em 13 de maio de 2009, declarando que "deseja desfazer os erros do Padre Martinho Lutero e retornar à Una, Santa e Verdadeira Igreja Católica fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo através do Bem-Aventurado São Pedro". A carta foi enviada à Congregação para a Doutrina da Fé.

Surpreendentemente, em outubro de 2010, a ALCC recebeu uma carta do secretário da CDF, informando-lhes que o arcebispo Dom Donald Wuerl havia sido nomeado delegado episcopal para auxiliar na implementação da Anglicanorum Coetibus. A ALCC respondeu que eles gostariam de ser incluídos na reunificação.

Fonte: National Catholic Register

Tradução: OBLATVS
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
OBS> Este é o verdadeiro e ÚNICO ecumenismo possível desejavam, e aceito para Santa Igreja Católica, e naturalmente por Jesus, que disse: sejam um só, como o Pai e Eu somos um! Ora a unidade que Jesus pede se faz UNICAMENTE em torno de Pedro, do Papa, a pedra, a rocha firme onde Deus edificou sua Igreja. Toda teimosia em persistir distante de Pedro é nada mais que orgulho.

E a unidade só se has na humildade, que se firma na obediência, porque Jesus o foi, e até a morte na Cruz. Ora a humildade faz fundamento na rocha enquanto o orgulho ergue torres no pântano fedorendo do diabo. E já se sabe de antemão qual das duas construções vai desabar. O que acontece hoje com milhares de protestantes de diversas confissões que voltam para a Casa da Rocha, é que eles perceberam que as torres de Lutero e seus seguidores desabam já antes de os primeiros ventos do fim soprarem sobre elas.

Vejam bem: eles voltam em humildade e obediência! Não voltam com arrogâncias e com exigências! Todo o ecumenismo possível é aquele que visa o retorno dos que se separaram da casa da rocha, mas sem que nossa Igreja seja obrigada a mudar sua Doutrina, apenas adaptando este repatriamento ao limite das circunstâncias, falo da questão dos pastores casados se tornarem sacerdotes e celebrarem a Santa Missa. Isso é possível fazer. Desde que todos passem a seguir os ritos da Igreja Católica e não o desvirtuem em rotorno às práticas antigas, ou os adaptem aos seus gostos.

O que não se pode, nem se deve fazer - e vade retro - é nossa Igreja abdicar das verdades eternas, dos dogmas, da doutrina milenar, das imagens de culto, também da veneração à Maria e aos santos e santas, e especialmente dos Sacramentos, em especial a Confissão e a Eucaristia, apenas para satisfazer desejos torpes de alguns segmentos. O fato é que a maioria das seitas jamais se verga, um só centímetro no que diz respeito às suas convicções doutrinárias, querem apenas que nós cedamos sempre. Ora, este ecumenismo vem do diabo, ele que quer a união no erro.

Mais ainda, nenhum tipo de ecumenismo deve ser tentado, seja pelo argumento que for, com aqueles que não vivem a fé em Jesus Cristo, falo de espíritas, macumbeiros e satanistas. Nossa Igreja é santa e não pode se conspurcar com os seguidores de Belzebu, para estes nossas orações e súplicas ao Pai, afim de que sejam libertos das garras do maligno, surjam para a vida, porque assim e ali morrem! Infelizmente há sacerdotes tentando este tipo de coluio maléfico, que tanto desagrada ao Papa. Com estes um diálogo que estabeleça uma boa vizinhança e respeito, nada mais.

Também a Igreja Ortodoxa, que se separa de nós apenas na questão da obediência ao Papa - que eles não adotam - dá passos em direção a uma Unidade sob Pedro. Estes são sinais dos tempos, são os filhos pródigos retornando à casa do Pai. A Nova Terra chega e ela é dos filhos, dos que vivem Jesus Cristo na sua única Igreja, que é Católica Apostólica Romana, sem a qual não existe salvação. Nenhum filho, enquanto teimar e permanecer na rebeldia, pisará a Nova Terra. Ele sim, se salvará, mas no Reino de Jesus e Maria, só entram os totalmente submissos a Eles. Os anglicanos que voltam em tempo, abrem para si uma grande chance de estar lá.

Claro, em ambos ambos os casos - ortodoxos e anglicanos - não se pode esperar uma conversão na totalidade, porque alguns se obstinarão no erro até o fim. Também os judeus dão passos em direção à aceitação de Jesus como seu Messias, e entre eles nao será total a graça do retorno. Mas para estes um lamento: nenhum deles ficará aqui para viver, com seus corpos, as delicias que Deus preparou aos que O amam e adoram, em obediente humildade. Então sigamos a Pedro: ele vencerá no final e nos levará ao Reino do Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário