quarta-feira, 14 de setembro de 2011

*Serva de Deus Elena Aiello é beatificada na Itália*

Radio Vaticana


Arquivoà direita, Irmã Elena Aiello
Realiza-se na tarde de hoje (17h30 – hora local), na cidade de Cosenza, Itália, o rito de Beatificação da Venerável Serva de Deus Elena Aiello, Fundadora da Congregação das Irmãs Mínimas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A cerimônia será presidida pelo Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato concelebrada pelo Arcebispo de Cosenza-Bisignano, Dom Salvatore Nunnari e pelo Núncio Apostólico na Turquia, Dom Antonio Lucibello.

É a primeira vez que na região italiana da Calábria se realiza um rito de beatificação e a Serva de Deus Elena Aiello é a primeira mulher calabresa a ser beatificada;estarão presentes bispos da Região e de outras dioceses italianas, como também bispos do Brasil e da Colômbia, 300 sacerdotes, autoridades locais, regionais e nacionais. Confirmaram a participação mais de 16 mil fiéis devotos da Itália e do exterior.
Trajetória de Elena Aiello

Elena Aiello nasceu em Montalto Uffugo (Cosenza) em 1895, quarta de oito filhos. Educada na fé por pais profundamente religiosos, revelou muito cedo uma particular inclinação à oração e à penitência. Aos 11 anos perdeu a mãe e teve de se ocupar dos trabalhos domésticos. Dois anos mais tarde, após problemas na traquéia, fez votos a Nossa Senhora de Pompéia de abraçar a vida religiosa. Todavia, teve que adiar o seu propósito por alguns anos por causa das dúvidas paternas e do início da Grande Guerra.

Em agosto de 1920 entrou para as Irmãs da Caridade do Preciosissimo Sangue em Nocera dei Pagani (Salerno), mas permanceu poucos meses por causa de um grave acidente enquanto transportava uma caixa. Uma operação de emergência causou-lhe lesões nos nervos, complicadas por uma febre persistente.

Voltando à casa em graves condições, pediu a intercessão de Santa Rita de Cássia, que lhe desse indicações para promover a sua devoção: nos dias em que a imagem da Santa se encontrava em Montalto, Elena recebeu o dom da cura. Nos anos seguintes tiveram início fenômenos místicos, em particular visões de Cristo e de Nossa Senhora, que lhe pediam para participar do mistério da Paixão para o bem da humanidade. Em 1928, em Cosenza, ajudada por uma amiga Luigina Mazza, fundou a sua obra para a acolhida de meninas órfãs.
Após a Segunda Guerra Mundial, deu-se início à prática para a criação canônica da Congregação das Mínimas da Paixão de Nosso Senhor Jesus. Após a aprovação da Congregação em 1949, Elena e as primeiras companheiras emitiram os votos perpétuos.

Morreu com fama de santidade em Roma em 1961. João Paulo II a declarou venerável em 22 de janeiro de 1991. A Congregação das Irmãs Mínimas da Paixão de Nosso Senhor Jesus, que se inspira no carisma de São Francisco de Paula, se dedica à acolhida da infância pobre e marginalizada;conta atualmente com mais de 100 religiosas e está presente na Itália, com numerosas casas, na Suíça, Canadá, Colômbia e Brasil. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário