terça-feira, 9 de agosto de 2011

CONSELHOS AOS PAIS



por Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787)

Santo Afonso, fundador da ordem dos redentoristas, Bispo e Doutor da Igreja expõe sobre o privilégio e responsabilidades da paternidade como uma vocação especial de Deus. A sabedoria deste homem santo tem católicos guiado e fortalecido por mais de 200 anos.

O evangelho nos diz, que uma planta boa não pode dar maus frutos, e que uma má não pode produzir bons frutos. Aprendemos com isso, que um bom pai traz bons filhos. Mas, se os pais são maus, como podem as crianças ser virtuoso? Nosso Senhor diz, no mesmo evangelho, Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? (Mateus 7:16) . Então, é impossível, ou melhor, muito difícil, para encontrar crianças virtuosas, que são trazidos pelos pais imoral. Pais e mães, estar atento a este sermão, que é de grande importância para a salvação eterna de si mesmos e de seus filhos. Estar atento, jovens, homens e mulheres jovens, que não tenham ainda escolhido um estado de vida. Se você deseja se casar, aprender as obrigações que lhe contrato com relação à educação de seus filhos, e aprender também, que se você não cumpri-los, você deve trazer-vos e todos os seus filhos para a condenação. Vou dividir isso em dois pontos. Na primeira, vou mostrar como é importante para educar as crianças nos hábitos da virtude, e, no segundo, vou mostrar com que cuidado e diligência um pai deve ao trabalho de criá-las bem.

Um pai deve duas obrigações para com seus filhos, ele é obrigado a fornecer para seus corporal quer, e para educá-los nos hábitos da virtude. Não é necessário dizer mais nada sobre a primeira obrigação, que, há alguns pais mais cruel do que o mais feroz dos animais selvagens, para estes desperdiçam afastado em comer, o prazer de beber, e, todos os seus bens, ou todos os frutos da sua indústria, e permitir que seus filhos morrer de fome. Vamos discutir a educação, que é o assunto deste artigo.

É certo que a conduta futura de uma criança é bom ou ruim depende de seu ser educado bem ou mal. A própria natureza ensina que todos os pais para assistir à educação de sua prole. Deus dá aos pais das crianças, não que eles podem ajudar a família, mas que pode ser criado no temor de Deus, e é dirigido no caminho da salvação eterna. "Nós temos", diz São João Crisóstomo, "uma grande depósito em crianças, vamos atendê-los com muito cuidado ". As crianças não têm sido dadas aos pais, como presente, o que eles podem dispor como quiserem, mas como uma relação de confiança, para o qual, se perdida com sua negligência, devem prestar contas a Deus.

Um dos grandes Padres diz que no dia do julgamento, os pais terão que prestar contas por todos os pecados de seus filhos. Assim, aquele que ensina seu filho a viver bem, deve ter uma morte feliz e tranquilo. Aquele que ensina seu filho ... quando ele morreu, ele não estava triste, nem foi ele confundiu antes de seus inimigos (Eclesiastes 30: 3, 5) . E ele vai salvar a sua alma por meio de seus filhos, isto é, pela educação virtuosa que ele lhes deu. Ela será salva dando à luz filhos (I Tm. 2:15).

Mas, por outro lado, uma morte muito inquieta e infeliz será a sorte daqueles que trabalharam apenas para aumentar as posses, ou para multiplicar as honras de sua família, ou que têm procurado apenas para levar uma vida de facilidade e prazer , mas não assisti mais a moral de seus filhos. São Paulo diz que esses pais são piores que os infiéis. Mas se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos de sua casa, tem negado a fé, e é pior que um infiel (I Tm. 5:8) .

Eram pais ou mães para levar uma vida de piedade e oração contínua, e para comunicar todos os dias, eles deveriam ser condenados se eles negligenciaram o cuidado dos seus filhos.

Se todos os pais cumpriram o seu dever de zelar pela educação dos seus filhos, devemos ter, mas poucos crimes. Pela má educação que os pais dão aos seus descendentes, que causam os seus filhos, diz S. João Crisóstomo, para apressar-se em muitos vícios graves, e assim que entregá-los até as mãos do carrasco. Assim foi, em uma cidade, um pai, que era a causa de todas as irregularidades de seus filhos, foi justamente punido por seus crimes com maior gravidade do que as próprias crianças. É realmente grande a infelicidade da criança que tem pais viciosos, que são incapazes de criar seus filhos no temor de Deus, e que, quando vêem seus filhos se envolver em amizades perigosas e em brigas, em vez de corrigir e castigando-os, eles tomam compaixão deles, e dizer: "O que posso fazer Eles são jovens;? espero que eles vão crescer fora dele." Que palavras ímpios, que uma educação cruel! Você espera que quando seus filhos crescerem, se tornarão santos? Ouça o que diz Salomão, "Um jovem, de acordo com o seu caminho, mesmo quando ele está velho, não se desviará dele" (Provérbios 22:6). Um jovem que tenha contraído o hábito do pecado, não vai abandonar ainda em sua idade avançada. Seus ossos , diz Job santo, será preenchido com os vícios de sua juventude, e eles vão dormir com ele no pó (Jó 20:11). Quando um jovem tem vivido em maus hábitos, seus ossos será preenchido com os vícios de sua juventude, de modo que ele vai levá-las para o túmulo, e as impurezas, blasfêmias e ódio para o qual ele estava acostumado em sua juventude, vai acompanhá-lo para a sepultura, e vai dormir com ele depois seus ossos são reduzidos a pó e cinza. É muito fácil, quando eles são pequenos, para treinar crianças para hábitos de virtude, mas, quando eles chegaram à idade adulta, é igualmente difícil para corrigi-los, se eles aprenderam hábitos de vice.

Passemos ao segundo ponto, isto é, aos meios de educar as crianças na prática da virtude. Peço-lhe, pais e mães, para lembrar o que eu digo a você agora, a partir dela depende a salvação eterna de suas próprias almas, e das almas dos seus filhos.

São Paulo ensina bastante, em poucas palavras, em que a boa educação das crianças consiste. Ele diz que ela consiste na disciplina e correção. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor (Ef. 5:4) . Disciplina, que é o mesmo que a regulação religiosa da moral das crianças, implica uma obrigação de educá-los nos hábitos da virtude pela palavra e pelo exemplo. Primeiro, por palavras: um bom pai deve muitas vezes montar seus filhos e incutir neles o santo temor de Deus. Era dessa maneira que Tobias trouxe o seu filho pequeno. O pai ensinou-lhe desde a sua infância a temer ao Senhor e para voar do pecado. E desde a infância que ele lhe ensinou a temer a Deus e abster-se do pecado (Tobias 1:10). O homem sábio diz que um filho bem educado é o suporte e consolação de seu pai. Instrua o seu filho, e ele vos aliviarei, e vai dar prazer a sua alma (Pv 29:17). Mas, como um filho bem instruído é o deleite da alma de seu pai, então uma criança ignorante é uma fonte de tristeza ao coração de um pai, para a ignorância de suas obrigações como cristão é sempre acompanhada com uma vida ruim.

Foi relacionados que, no ano de 1248, um padre ignorante foi ordenado, em um sínodo certas, para fazer um discurso. Ele ficou muito agitado pelo comando eo Diabo aparecendo para ele, instruiu-o a dizer: "Os reitores de saudação escuridão infernal os reitores das paróquias, e agradecer-lhes por sua negligência em instruir o povo, porque procede da ignorância da falta e as a condenação de muitos. "

O mesmo é verdade para os pais negligentes. Em primeiro lugar, um pai deve instruir os seus filhos nas verdades da Fé, e particularmente nos quatro mistérios princípio. Primeiro, que não há senão um só Deus, o Criador e Senhor de todas as coisas, em segundo lugar, que esse Deus é um remuneratória, que, na próxima vida, vai premiar os bons com a glória eterna do Paraíso, e punirá os maus com os tormentos eternos do Inferno, em terceiro lugar, o mistério da Santíssima Trindade, isto é, que em Deus existem três pessoas, que são um só Deus, porque eles têm apenas uma essência, em quarto lugar, o mistério da Encarnação do Divino palavra, o Filho de Deus, e Deus verdadeiro, que se fez homem no ventre de Maria, e sofreu e morreu para nossa salvação.

Se um pai ou mãe dizer: "Eu mesmo não sei esses mistérios", pode tal desculpa ser admitido? Pode um pecado outra desculpa? Se você é ignorante desses mistérios, você é obrigado a aprendê-las, e depois ensiná-los a seus filhos. Pelo menos, enviar seus filhos a catequista digno. Que coisa miserável para ver tantos pais e mães, que são incapazes de instruir seus filhos sobre as verdades mais necessárias da Fé, e que, em vez de enviar seus filhos e filhas à doutrina cristã, empregá-los em ocupações de pouca importância, e quando eles estão crescidos, eles não sabem o que se entende por pecado mortal, pelo inferno, ou a eternidade. Eles nem sabem o Credo , o Pai Nosso ou a Ave Maria , que cada cristão é obrigado a aprender sob pena de pecado mortal.

Pais religiosos não apenas instruir seus filhos nestas coisas, que são os mais importantes, mas também ensiná-los os atos que devem ser feitas todas as manhãs depois de subir. Eles ensinam-los primeiro, para agradecer a Deus por ter preservado sua vida durante a noite, em segundo lugar, oferecer a Deus todas as suas boas ações que irá executar, e todas as dores que eles vão sofrer durante o dia, em terceiro lugar, para implorar de Jesus Cristo e Nossa Santíssima Mãe Maria para preservá-los de todo pecado durante o dia. Eles ensiná-los a fazer, todas as noites, um exame de consciência e um ato de contrição. Eles também ensiná-los a fazer todos os dias, os atos de Fé, Esperança e Caridade, a recitar o Rosário, e de visitar o Santíssimo Sacramento. Alguns bons pais de família têm o cuidado de pegar um livro de meditações para ler, e de ter oração mental em comum por meia hora todos os dias. Isto é o que o Espírito Santo nos exorta a praticar. Você tem filhos? Instruí-los e curvar o pescoço de sua infância (Eclesiastes 7:25). Endeavor para treiná-los desde a infância a esses hábitos religiosos, e quando eles crescerem, eles vão perseverar neles. Acostumá-los também para ir para a confissão ea comunhão a cada semana.

Também é muito útil para infundir boas máximas nas mentes infantis de crianças. O que ruína é trazido sobre filhos pelo pai que lhes ensina máximas do mundo! "Você deve", alguns pais dizem aos seus filhos, "buscar a estima e aplauso do mundo Deus é misericordioso;. Ele toma compaixão de certos pecados." Quão miserável é o jovem que peca em obediência a tais máximas. Bons pais ensinam máximas muito diferentes a seus filhos. Rainha Blanche, a mãe de Saint Louis, rei da França, costumava dizer-lhe: "Meu filho, eu preferia vê-lo morto em meus braços, que no estado de pecado." Então, que seja a sua prática também para infundir em seus filhos máximas certos da salvação, tais como, O que será lucro nos a ganhar o mundo inteiro, se perdermos a nossa alma? Tudo nesta terra tem um fim, mas a eternidade nunca termina. Vamos todos ser perdido, desde que Deus não está perdido. Uma dessas máximas bem impressionado na mente de uma pessoa jovem, irá preservá-lo sempre na graça de Deus.

Mas os pais são obrigados a instruir as crianças na prática da virtude, não só por palavras, mas ainda mais pelo exemplo. Se você dar a seus filhos um mau exemplo, como se pode esperar que eles vão levar uma vida boa? Quando um homem dissoluto jovens é corrigida uma falha, ele responde: "Por que você me censura, quando meu pai faz pior" As crianças vão queixar-se de um pai ímpio, porque por causa dele que estão no opróbrio (Eclesiastes 41: 10). Como é possível para um filho a ser moral e religiosa, quando ele teve o exemplo de um pai que proferiu blasfêmias e obscenidades, que passou todo o dia na taberna, em jogos de embriaguez, que tinha o hábito de freqüentar casas de má fama, e de defraudar o seu vizinho? Você espera seu filho para ir com freqüência à confissão, quando você se aproximar do confessionário quase uma vez por ano?

Ela está relacionada em uma fábula, que um caranguejo um dia repreendeu seus jovens para andar torto. Eles responderam: "Pai, vamos vê-lo andar." O pai caminhou diante deles mais torto do que eles. Isso é o que acontece com o pai que dá mau exemplo. Por isso, ele não tem coragem sequer para corrigir seus filhos pelos pecados que ele mesmo comete.

De acordo com Saint Thomas, os pais escandaloso obrigar, de uma certa maneira, os seus filhos para levar uma vida ruim. "Eles não são", diz São Bernardo, "pais, mas os assassinos, que eles não matam, os corpos, mas as almas de seus . crianças " É inútil para os pais dizem: ". Meus filhos nasceram com disposições ruim" Isso não é verdade, pois, Sêneca diz: "Errais, se você acha que os vícios nascem connosco;. Foram enxertados" Vícios não nascem com seus filhos, mas têm sido comunicada a eles pelo mau exemplo dos pais. Se você tivesse dado bom exemplo para seus filhos, eles não seriam tão cruéis como elas são. Dos pais de modo freqüente, os Sacramentos, aprendem com os sermões, recitar o Rosário diariamente, abster-se de toda uma linguagem obscena, de maledicência, e de brigas, e verá que os seus filhos seguir seu exemplo. É particularmente necessário para treinar as crianças a virtude em sua infância, Bow abaixo sua garganta desde a infância, pois quando eles cresceram, e contratou os maus hábitos, que será muito difícil para você produzir, por palavras, qualquer alteração em suas vidas.

Para educar os filhos na disciplina do Senhor, também é necessário tirar-lhes a ocasião de fazer o mal. Um pai deve proibir seus filhos de sair à noite, ou ir a uma casa em que sua força pode ser exposto ao perigo, ou para manter má companhia. Expulso , disse Sarah de Abraão, esta escrava e seu filho (Gn 21:10). Ela desejava ter Ismael, filho de escrava Agar o, banido de sua casa, que seu filho Isaac, não pode aprender seus hábitos viciosos. Más companhias são a ruína de pessoas jovens. Um pai não deve apenas remover o mal que ele testemunha, mas ele também é obrigado a saber após a realização de seus filhos, e para buscar informações da família e de pessoas de fora sobre os lugares que seus filhos freqüentes quando eles saem de casa, sobre suas ocupações e companheiros. Um pai deveria proibir seus filhos de sempre a pôr em bens de sua casa roubada. Quando Tobias ouviu o balido de uma cabra em sua casa, ele disse, Tome cuidado, talvez ele for roubado, vai, restaurá-lo para seus proprietários (Tobias 2:21).

Os pais devem proibir seus filhos de todos os jogos, que trazem destruição em suas famílias e em suas próprias almas, e também danças, entretenimento sugestivas, e certas conversas perigosas e partes dos prazeres. Um pai deve remover a partir de livros de sua casa de romances, que perverter os jovens, e todos os maus livros que contêm máximas perniciosas, contos de obscenidade ou de amor profano. Ele não deveria permitir suas filhas para ficar sozinho com os homens, sejam jovens ou velhos. Mas alguns dirão: "Mas este homem tutores minha filha, ele é um santo." Os santos estão no Céu, mas os santos que estão na terra são carne, e por vezes próxima, eles podem se tornar demônios.

Outra obrigação dos pais é corrigir as falhas da família. "Traga-os na disciplina e correção do Senhor." Há pais e mães que testemunha falhas na família e permanecer em silêncio. Por medo de desagradar seus filhos, alguns pais deixam de corrigi-los, mas se você viu seu filho cair em uma piscina de água, e em perigo de se afogar, não seria crueldade selvagem para não pegá-lo pelos cabelos, e salvar sua vida? Aquele que poupa a vara odeia seu filho (Prov. 13:24). Se você ama seus filhos, corrigi-los, e enquanto eles estão crescendo, castigá-los, mesmo com a vara, quantas vezes pode ser necessário .

Eu digo, com a vara , mas não com uma vara; para você deve corrigi-los, como um pai e não como um guarda da prisão. Você deve ter cuidado para não batê-los quando você estiver em uma paixão, para então você vai estar em perigo de bater-los com severidade excessiva, ea correção será sem frutos, para, em seguida, eles acreditam que o castigo é o efeito da raiva , e não de um desejo de sua parte para vê-los alterar as suas vidas. Eu também disse, que você deve corrigi-los enquanto eles estão crescendo , pois quando eles chegam à idade viril, sua correção será de pouca utilidade. Você deve então abster-se de corrigi-los com a mão, caso contrário, eles se tornarão mais perversa, e perderá o respeito por você. Que serve para corrigir as crianças com palavras injuriosas e com imprecações? Privá-los de alguma parte de suas refeições, de certos artigos de vestuário, ou fechá-los em seu quarto. Eu tenho dito o suficiente. Extrair deste discurso a conclusão, que aquele que criou os filhos mal, serão severamente punidos, e que quem os treinou nos hábitos da virtude, receberá uma grande recompensa.
-------------------------------------------------------------------------------------
Que são incentivados a ler este artigo mais de uma vez como o conselho valioso que isso implica precisa ser profundamente enraizadas na mente dos pais. Seria agradável a Deus e você estaria acumulando tesouros no céu, ordenando muitas cópias deste artigo e distribuí-lo como muitos pais quanto possível, porque esta é a instrução de som que todos os pais necessitam na difícil tarefa de criar os filhos.
------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário