quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pequeno Cenáculo

Roteiro elaborado pelo Diácono Luis Carlos. Outros roteiros poderão ser usados também.

1. ORAÇAO AO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo, estamos diante de Vós, sob o peso das nossas culpas, mas reunidos em vosso nome.

Vinde a nós e ficai conosco. Penetrai em nossos corações.

Ensinai-nos o que devemos fazer, que caminho seguir; mostrai-nos como devemos agir para podermos, com Vossa ajuda, agradar-Vos em tudo.

Que somente Vós sejais o inspirador e o doador de nossos pensamentos. Vós que amais infinitamente a equidade, não permitais que subvertamos a justiça.

Que a ignorância não nos leve a praticar o mal, nem nos deixemos guiar pela parcialidade, nem por interesses pessoais, mas sejamos firmemente unidos a Vós, para que sejamos uma só coisa Convosco, jamais nos desviando da Verdade.

Espírito Santo, assim como nos reunimos em Vosso nome, do mesmo modo, guiados pelo Vosso Amor, permaneçamos na justiça. E que nesta terra, jamais nos afastemos de Vós e, na vida futura, alcancemos a felicidade eterna.



2. ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO



Vinde, Espírito Santo Criador, visitai as almas daqueles que são Vossos; enchei com Vossa Graça celestial os corações que criastes!

Vós sois o Divino Consolador, o dom inefável do Altíssimo; a fonte viva, o fogo, a caridade, a unção espiritual das almas.

Concedei-nos Vossos santos dons! Sois o dedo de Deus, o objeto real da promessa do Pai.

Colocai Vossas palavras em nossos lábios e acendei Vossa Luz em nossas almas; insuflai Vosso Amor em nossos corações e amparai sempre com Vossa força, nossa carne desfalecida.

Afastai para longe de nós o inimigo; apressai-Vos em dar-nos a Paz; fazei com que, sob Vossa condução, evitemos tudo que nos seja prejudicial; fazei com que, por Vós conheçamos o Pai, assim como o Filho, e Vós, que procedeis do Pai e do Filho, sede sempre objeto de nossa crença.

Glória Deus Pai, a Seu Filho, que ressuscitou dos mortos, assim como o Paráclito, por todos os séculos dos séculos. Amém.



3. TERÇO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Creio em Deus Pai ...

Em honra à Santíssima Trindade: Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

A - Jesus, Maria, José e o Espírito Santo.

T - Tornai-nos santos e unidos ao Pai.

A - Vinde, Espírito de Sabedoria, desprendei-nos das coisas da terra e infundi-nos o amor e o gosto pelas coisas do Céu. E receberemos o Espírito de Sabedoria e fé:

T - E seremos as Vossas testemunhas!

A - Vinde Espírito Santo: (7 vezes)

T – Dai-nos Sabedoria e fé !

A - Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador:

T - Rogai por nós!

------------------------------------------------------------------------------

A - Jesus, Maria, José e o Espírito Santo.

T - Tornai-nos santos e unidos ao Pai.

A – Vinde, Espírito de Entendimento, iluminai a nossa mente com a Luz da Eterna Verdade e enriquecei-a de puros e santos pensamentos. E receberemos o Espírito de Entendimento humildade:

T - E seremos Vossas testemunhas!

A - Vinde, Espírito Santo: (7 vezes)

T - Dai-nos o entendimento e a humildade!

A - Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador:

T - Rogai por nós!

-----------------------------------------------------------------------------

A - Jesus, Maria, José e o Espírito Santo.

T - Tornai-nos santos e unidos ao Pai.

A – Vinde, Espírito do Bom Conselho, fazei-nos, dóceis a Vossas inspirações e guiai-nos no caminho da salvação. E receberemos o Espírito do Bom Conselho e dom da palavra.

T - E seremos Vossas testemunhas.

A - Vinde, Espírito Santo:

T - Dai-nos o Bom Conselho e o dom da palavra! (7 vezes)

A - Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador:

T - Rogai por nós

------------------------------------------------------------------------------

A - Jesus, Maria, José e o Espírito Santo.

T - Tornai-nos santos e unidos ao Pai.

A - Vinde, Espírito de Fortaleza, dai-nos força, constância e vitória nas batalhas contra os nossos inimigos espirituais e corporais. E, receberemos os Espírito de Fortaleza e mansidão.

T - E seremos as Vossas testemunhas!

A - Vinde, Espírito Santo:

T - Dai-nos fortaleza e mansidão ! (7 vezes)

A - Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador:

T - Rogai por nós

------------------------------------------------------------------------------

A - Jesus, Maria, José e o Espírito Santo.

T - Tornai-nos santos e unidos ao Pai.

A – Vinde, Espírito de Ciência, sede o Mestre de nossas almas e ajudai-nos a praticar Vossos santos ensinamentos. E receberemos o Espírito da Ciência e o dom da cura:

T - E seremos Vossas testemunhas!

A – Vinde, Espírito Santo

T - Dai-nos a ciência e dom da cura! (7 vezes)

A - Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador:

T - Rogai por nós!

------------------------------------------------------------------------------

A - Jesus, Maria, José e o Espírito Santo.

T - Tornai-nos santos e unidos ao Pai.

A - Vinde, Espírito de Piedade, vinde morar em nosso coração, tomai conta dele e manifestai todos os seus afetos. E receberemos o Espírito de Piedade e o dom do amor.

T - E seremos as Vossas testemunhas!

A - Vinde, Espírito Santo

T - Dai-nos a piedade e o dom do amor! (7 vezes)

A - Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador:

T- Rogai por nós !

------------------------------------------------------------------------------

A - Jesus, Maria, José e o Espírito Santo.

T - Tornai-nos santos e unidos ao Pai.

A – Vinde, Espírito do Santo Temor de Deus, vinde reinar em nossa vontade e fazei que sejamos sempre prontos a antes sofrer e morrer do que Vos ofender. E receberemos o Espírito do Santo Temor de Deus e o discernimento.

T - E seremos as Vossas testemunhas!

A - Vinde, Espírito Santo:

T Dai-nos o Temor de Deus e o discernimento! (7 vezes)

A - Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador:

T - Rogai por nós!

------------------------------------------------------------------------------

A – Ó puríssima Virgem Maria, que na vossa Conceição Imaculada, fostes pelo Espírito Santo transformada em Tabernáculo predileto da Divindade: rogai por nos!

T – Para que o Divino Paráclito venha o quanto antes renovar a face da terra! Ave Maria ...

A – Ó puríssima Virgem Maria, que no mistério da Encarnação do Verbo, fostes pelo Espírito Santo transformada em verdadeira Mãe de Deus: rogai por nós!

T – Para que o Divino Paráclito venha o quanto antes renovar a face da terra! Ave Maria ...

A – Ó puríssima Virgem Maria, que no Cenáculo, em oração com os apóstolos, fostes repleta do Espírito Santo; rogai por nós!

T – Para que o Divino Paráclito venha o quanto antes renovar a face da terra! Ave Maria ...

A - Rogai por nós, Santa Mãe de Deus:

T - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Oremos

Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à Vossa silenciosa e forte palavra, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus, um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos, um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa, um coração grande e forte, constante até o sacrifício, um coração, cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo, é cumprir humilde, fiel e virilmente a Vontade do Pa i. Amém!

4. EVANGELHO DO DIA

5. MEDITAÇÃO (10 a 15 minutos )



6. ORAÇÃO DO TERÇO – (Os Mistérios conforme o dia da semana)



T – Virgem Poderosa, Imaculada Conceição, Rainha das Vitórias; que Vossas Lágrimas de Sangue destruam as forças infernais...

(Que se levanta contra... Ou que impedem...)



7. MENSAGEM – também podem ser do Pe. Gobbi ou de Medjugórie



8. TERCINHO DO AMOR, pois é nosso carisma orar pelas almas.



Oração do Creio, Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e Glória.

Eterno Pai, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue do vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as santas missas que hoje são celebradas em todo o mundo, por todas as Santas Almas do purgatório, pelos pecadores em todos os lugares, pelos pecadores na Igreja Católica, pelos pecadores em todas as outras igrejas, pelos de minha casa e meus vizinhos. Amém!

Nas contas do Pai-Nosso:

T - Doce Coração de Jesus, sede o nosso amor!

Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação!

Nas contas das Ave-Marias:

T - Jesus, Maria, José, nós Vos amamos;

R - Salvai almas!

No Glória...

Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno e a luz perpétua as ilumine!

No final das cinco dezenas

Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria /Fazei que eu vos ame cada vez mais.

Salve Rainha

9. OFÍCIO DE NOSSA SENHORA



Oração de São Bernardo e pelo Papa



Lembrai-vos ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência ou reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem, entre todas singular , como minha Mãe, recorro, de Vós me valho e gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro a Vossos pés; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar a graça que Vos rogo. Amém!

A – Rosa Mística! T – Rogai por nós! (3 vezes)



Oração para o Papa Bento XVI



Pai Santo, Vós que sois o Senhor de todas as gentes e de todo o universo, olhai para o nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI, escolhido por Vós, como timoneiro desta Santa Igreja, que tanto sofre por causa dos constantes ataques do inimigo, para que ele consiga prosseguir na elaboração dos Vossos planos e ser sempre o guardião fiel dos Vossos segredos , afim de que a nossa Santa igreja seja sempre protegida e salva das mãos inimigas!

Pai Santo, derramai luzes sobre a Santa Igreja, Fortaleza e Discernimento sobre o Santo Padre! Cuidai dele e protegei-nos sempre, para que possamos ser Igreja fiel e seguidora das orientações deste nosso Pastor. Obrigado, Pai, por nos amardes tanto! Amém!



11ORAÇÃO PELOS SACERDOTES

(Cardeal Mundelein Arcebispo de Chicago)

Onipotente e Eterno Deus, digna-Te a olhar a face de teu Cristo, o Eterno e Sumo Sacerdote e, por amor dele, tem piedade de teus sacerdotes.

Lembra-Te, ó Deus misericordioso, que são apenas débeis criaturas.

Mantém vivo neles o fogo de teu amor. Guarda-os junto a Ti, a fim de que o inimigo não prevaleça contra eles e para que jamais se tornem indignos de sua sublime vocação.

Ó Jesus, suplico-Te por teus fiéis e fervorosos sacerdotes, por teus sacerdotes tíbios e infiéis; por teus sacerdotes que trabalham nas longínquas ou próximas missões, por teus sacerdotes que sofrem tentações; por teus sacerdotes que sofrem a solidão e a desolação; por teus jovens sacerdotes; por teus sacerdotes idosos; por teus sacerdotes enfermos; por teus sacerdotes agonizantes; pelas almas de teus sacerdotes que padecem no purgatório.

Mas, sobremodo, Te encomendo o sacerdote que me batizou; o que me absolveu dos pecados e aqueles, cujas missas assisti e que me deram Teu Corpo e Teu Sangue na Sagrada Comunhão; aqueles que me alentaram e instruíram, que me alentaram e aconselharam, a todos os sacerdotes aos quais me liga uma dívida de gratidão.

Ó Jesus, guarda-os todos junto a Teu Sagrado Coração e concede-lhes copiosas bênçãos agora e na eternidade. Amém

(300 dias de indulgências) Cardeal Copello - Rezar diariamente esta oração.

Acrescentar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai, por todos os Sacerdotes, religiosos e seminaristas do mundo inteiro.

Súplica a Nossa Senhora

Mãe Dolorosa, peço-vos pelo vosso sofrimento na morte de vosso Filho, que ofereçais ao Pai Eterno o precioso Sangue, que jorrou das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado, pelos pobres Sacerdotes transviados, que se tornaram infiéis à sua sublime vocação, para que, quanto antes, voltem junto ao Bom Pastor.

12Oração de Santo Tomás de Aquino

Creio, Senhor, espero, amo-Vos, arrependo-me dos meus pecados; dai-me, porém, fé mais firme, esperança mais segura, amor mais ardente, pensar mais profundo!

Eu Vos adoro, Primeiro Princípio; eu Vos desejo, Fim Último; eu Vos louvo, Benfeitor Perpétuo; eu Vos invoco, Princípio Defensor!

Seja minha luz, Vossa Sabedoria; minha regra, Vossa Justiça; meu consolo, Vossa Clemência; meu amparo, Vossa Onipotência!

Sejam, Senhor, meus pensamentos só em Vós; meus discursos, só de Vós; meus atos, a Vós conformes; minhas penas, por Vós sofridas!

Quero o que Vós quereis, porque quereis, enquanto quereis!

Rogo-Vos, Senhor! iluminai-me o entendimento, inflamai-me a vontade, purificai-me o corpo, santificai a minha alma!

Não me eive a soberba, não me entre a lisonja, não me engane o mundo, não me enrede satanás.

Venha-me Vossa Graça limpar a memória, refrear a língua, guardar os olhos, conter o sentidos!

Fazei-me chorar os pecados passados, repelir as futuras tentações, reprimir as más inclinações, praticar as necessárias virtudes!

Concedei-me Deus de bondade, o amor de Vós, aversão por meus defeitos, o zelo pelo próximo e o desapego do mundo!

Proponho obedecer aos superiores, auxiliar o que dependem de mim, cuidar dos amigos, perdoar os inimigos!

Lembrarei, Senhor Jesus, Vossa ordem e exemplo, para amar os inimigos, sofrer as injúrias, bem fazer aos que me perseguem e orar pelos que me detraem!

Fazei-me moderar os sentidos com a austeridade, a avareza com a generosidade, a ira com a brandura, a tibieza com a devoção!

Tornai-me prudente nas decisões, corajoso nos perigos, paciente na desgraça, humilde na prosperidade!

Fazei-me, Senhor, atento na oração, sóbrio no alimento, diligente nas obrigações, firme nos propósitos!

Espero santificar-me com a sincera Confissão, Comunhão fervorosa, contínuo recolhimento e pureza de intenção!

Ensinai-me Senhor, quão pequeno é o que é da terra, quão grande o que é de Deus, quão breve o tempo e quão dilatada a Eternidade!

Concedei-me que me prepare para a morte, tema o Juízo, escape do Inferno, alcance o Paraíso!

Por Cristo, Nosso Senhor, Amém!

ORAÇÃO PREPARATORIA DE RENÚNCIA E LIBERTAÇÃ0



Em nome de Jesus Cristo, pelo poder do seu Sangue, pelas suas Santas Chagas, pela intercessão da Virgem Maria, de todos os Anjos e Santos de Deus e com a proteção de São Miguel Arcanjo...

...eu renuncio a satanás, a todas as suas obras e seduções; eu renuncio a lúcifer que é príncipe das trevas, pai de toda a mentira, e a todos os demônios e espíritos impuros que lhes servem...;

...eu renuncio ao espiritismo e a toda sua malignidade;

...eu renuncio ao protestantismo e a todas as suas perversas derivações;

...eu renuncio ao curandeirismo e a tudo que está diretamente a ele ligado;

...eu renuncio a todo tipo de ocultismo e a toda forma de superstição;

...eu renuncio a todas as falsas filosofias, falsas religiões e seitas como a Nova Era, Rosa Cruz, Numerologia, Cabala e outras que não têm Jesus como único Mestre e Senhor;

...eu renuncio à maçonaria em todas as suas ramificações e disfarces;

...eu renuncio a todos os falsos racionalismos, todos os falsos humanismos e todas as falsas teologias que mascaram as Sagradas Verdades do Santo Evangelho e atentam contra a Fé;

...eu renuncio a tudo que ponha em dúvida a presença VIVA de Jesus na Sagrada Eucaristia, onde Ele se encontra inteiro, em CORPO, SANGUE, ALMA e DIVINDADE;

...eu renuncio a tudo que ponha em dúvida o Sacrifício Real de Cristo na Santa Missa;

...eu renuncio a qualquer dúvida quanto à necessidade da confissão individual a um sacerdote;

...eu renuncio a tudo que magoe o Coração Imaculado da Mãe de Deus;

...eu renuncio a tudo que ponha em dúvida a autoridade de Bento XVI;

...eu renuncio a todo tipo de pecado que fira a qualquer um dos mandamentos da Santa Lei de Deus ou da Igreja’;

Definitivamente, clara e conscientemente, com toda a força do meu coração, ACEITO a Jesus Cristo como o Meu Salvador e aceito a Virgem Maria como minha querida Mãe e Rainha;

Eu sou lavado pelo Sangue precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo! Eu sou purificado pelo fogo abrasador que vem do Espírito Santo;

Com o Amor de Jesus, quero perdoar a todos que me ofenderam!

Com o Coração de Maria, eu quero pedir perdão a quem eu tenha prejudicado ou ofendido! Amém!

Obs.: As orações de número 12 e 13 poderão ser feitas, se sentirem necessidade.

Incineração dos pedidos, se houver.

Podem ser rezadas diversas orações: Pai Nosso, Ave Maria, Ó Senhora minha, e outras. Obs.: Durante todo o p equeno cenáculo poderão ser intercalados cantos para cada momento.
------------------------------------------------------------------------------------



Revelações de Deus Pai

O destino dos bons e dos ímpios.

Revelações de Deus Pai

No Juízo Particular, no instante final, quando a pessoa compreende que não pode fugir das Minhas Mãos recupera a visão que a atormenta interiormente fazendo-a ver que por própria culpa chegou a tão triste situação.
Se o pecador se deixar iluminar e se arrepender, não por medo dos castigos infernais, mas por ter ofendido a Suma e Eterna Bondade, AINDA SERÁ PERDOADO. Mas, se ultrapassar o momento da morte nas trevas, no remorso, sem esperança no Sangue, ou então, lamentando-se apenas pela infelicidade em que se acha - e não por ter Me ofendido - irá para a perdição.

Sobrevirá, pois, a repreensão pela injustiça e falso julgamento.
Em primeiro lugar a repreensão da injustiça e do julgamento falso em geral, praticados no conjunto de suas ações, durante a vida; depois, em particular, do último instante quando o pecador considera seu pecado maior que a Minha misericórdia. Este é o pecado que não será perdoado, nem aqui nem no além. O desprezo voluntário da Minha misericórdia constitui pecado mais grave que todos os anteriores Filha, tua linguagem é incapaz de descrever os sofrimentos desses infelizes condenados.

Sendo três os seus vícios principais - egoísmo, medo de perder a boa fama e orgulho - aos quais se acrescentam a injustiça, a maldade e impureza, no inferno os pecadores padecem de quatro tormentos principais. O primeiro é a ausência da Minha visão. Um sofrimento tão grande que os condenados, se fosse possível, prefeririam sofrer o fogo vendo-Me, que ficar de fora dele sem Me ver.


O segundo, como conseqüência, é o remorso que corrói o pecador privado de Mim, longe da conversação dos anjos, a conviver com os demônios. Aliás, a visão do diabo constitui o terceiro tormento. Ao vê-lo duplica-se o sofrer. Nestes (demônios), eles se conhecem melhor, entendendo que por própria culpa mereceram o castigo. Assim, o remorso os martiriza e jamais cessará o ardor da consciência. Muito grande é este tormento, porque o diabo é visto no próprio ser; tão horrível é a sua fealdade, que a mente humana não consegue imaginar. Se ainda o recordas, já te mostrei o demônio assim como ele é; foi por um átimo de tempo. Quando retornastes ao sentido, preferias caminhar por uma estrada de fogo até o juízo final q ue tornar a vê-lo. No entanto, apesar do que viste ignoras a sua fealdade, especialmente porque, segundo a justiça divina, ele é visto mais ou menos horrível pelos condenados, segundo a gravidade das culpas.

O quarto é o fogo. Um fogo que arde sem consumir, sem destruir o ser humano. É algo de imaterial, que não destrói a alma incorpórea. Na Minha justiça permito que tal fogo queime, faça padecer, aflija; mas não destrua. É ardente e fere de modo crudelíssimo em muitas maneiras, conforme a diversidade das culpas. A uns mais, a outros menos, segundo a gravidade dos pecados. Destes quatro tormentos derivam os demais: o frio, o calor, o ranger de dentes (Mt, 22,13)


Grande é o ódio dos condenados, pois já não amam o bem. Blasfemam
continuamente contra Mim!
Queres saber por que já não podem desejar o bem? É porque, no fim
desta vida, vincula-se o livre arbítrio. Com o cessar do tempo, já não se merece mais. Quem termina esta existência em pecado mortal, por direito divino fica para sempre apegado ao ódio, obstinado no mal, a roer-se interiormente.
Seus sofrimentos irão aumentando sempre, especialmente por causa das demais pessoas que por sua causa irão para a condenação. O homem justo (no mesmo Juízo) ao encerrar sua vida terrena no amor, já não poderá progredir na virtude. Para sempre continuará a amar no grau de caridade que atingiu até Mim.
Também será j ulgado na proporção do amor. Continuamente Me deseja, continuamente Me possuí; suas aspirações não caem no vazio. Ao desejar, será saciado; ao saciar-se, sentirá ainda fome; distanciando-se assim, do fastio da saciedade e do sofrimento da fome. Os bem-aventurados gozam da Minha eterna visão.
Cada um no seu grau, de acordo com a caridade em que vieram participar de tudo o que possuo. Desfrutam na alegria e gozo - dos bens pessoais e comuns que mereceram. Colocados entre os anjos e santos com eles se rejubilam na proporção do bem praticado na terra.
Entre si congraçados na caridade os bem-aventurados de modo especial comunicam-se com aqueles que amaram no mundo. Não penses que a felicidade celeste seja apenas individual. Não! Ela é participada por todos os cidadãos da pátria, homens e anjos.


Quando chega alguém à vida eterna, todos sentem sua felicidade da mesma forma como ele participa do prazer de todos. Em seus anseios os eleitos clamam continuamente diante de Mim em favor do mundo inteiro.
Suas vidas haviam terminado no amor fraterno; continuam no mesmo amor.
Aliás, foi exatamente por tal caridade que passaram pela porta que é Meu Filho Por ocasião do Juízo Final, o Verbo encarnado virá com divina majestade para repreender o mundo. Não mais se apresentará pobrezinho na forma como nasceu da Virgem, na estrebaria, entre animais, para morrer depois no meio de ladrões. Naquela ocasião, ocultei n'Ele o Meu poder e permiti que suportasse penas e dores como homem. A natureza divina se unira a humana e foi enquanto homem que sofreu para reparar as vossas culpas.

No juízo final, não será assim, pois virá com poder a fim de julgar. As criaturas humanas estremecerão e Ele a cada um dará sentença conforme merecimento.Tua língua não conseguirá exprimir o que se sucederá aos condenados. Para os bons, Jesus será motivo de temor santo e alegria imensa. Os bem-aventurados continuam no céu, eternamente, aquele mesmo amor com que encerraram a vida terrena. Eles em nada se distanciam de Mim. Seus desejos estão saciados. Anseiam em ver-Me glorificado por vós viandantes e peregrinos que sois em direção à morte. Aspirando por Minha honra, querem vossa salvação e sempre rogam por vós. de Minha parte, escuto os seus pedidos naquilo em que vós, por maldade, não opondes resistência à Minha bondade. Os bem-aventurados desejam recuperar os seus corpos; todavia não sofrem por sua ausência. Até se alegram, na certeza de que tal aspiração será realizada. A ausência do corpo não lhes diminui o prazer, não é angustiante, não faz sofrer. Nem julgues que a satisfação de ter o corpo após a ressurreição lhes traga maior bem-aventurança. Se isso fosse verdade, seria sinal que a felicidade anterior era imperfeita, enquanto não o reouvessem, e isso não pode ser. De fato, nenhuma perfeição lhes falta. Não é o corpo que faz feliz a alma, mas o contrário.
Quando esta recupera o corpo no dia do juízo, participará ele da plenitude e da perfeição da alma. Naquele dia, esta se fixará para sempre em Mim, e o corpo em tal união, ficará imortal, sutil, leve.
Deves saber que o corpo ressuscitado pode atravessar uma parede, que o
fogo e a água não o ofendem. Tal propriedade lhe advém, não de uma virtude própria, mas por uma força que gratuitamente concedo à alma, que foi cria da à Minha imagem e semelhança num inefável ato de amor. Tua inteligência não dispõe da capacidade necessária para entender, nem teus ouvidos para escutar, a língua para narrar e o coração para sentir qual é a felicidade dos santos.

Ocupei-Me da felicidade dos santos para que entendesses melhor a infelicidade dos condenados ao inferno. Aliás, outro tormento destes últimos, é ver quanto os bem-aventurados são felizes. Tal conhecimento acresce-lhes a pena, da mesma forma como a condenação dos maus leva os justos a glorificar Minha bondade. A luz é mais evidente na escuridão, e a escuridão na luz. Conhecer a alegria dos santos é dor para os réus do inferno. Os condenados aguardam com temor o dia do juízo final. Sabem que então seus sofrimentos aumentarão. Ao escutar o terrível convite: " mortui, venite ad judicium", a alma retornará ao corpo. Para os bem-aventurados será um corpo de glória; para os réus um corpo para sempre obscurecido. Diante do Meu Filho, sentirão grande vergonha.
Também diante dos santos. O remorso martirizará a profundidade do seu
ser, quero dizer, a alma; mas também o corpo. Acusa-los-ão: o Sangue de Cristo, por eles derramado; as obras de misericórdia, espirituais e corporais, do Meu Filho, o bem que eles mesmos deveriam ter praticado em benefício dos outros, segundo o Evangelho. Terá seu castigo a maldade com que trataram os irmãos, pois Eu mesmo, compassivo, perdoara-lhes (Mt 18,33). Serão repreendidos pelo orgulho, egoísmo, impureza, ganância; e tudo isso reavivará seus padecimentos.


No instante da morte, somente a alma é repreendida; no juízo final também o corpo, por ter sido instrumento da alma na prática do bem e do mal conforme a orientação da vontade. Todo bem e todo mal é feito através do corpo por este motivo, Minha filha, os justos terão no corpo glorificado uma luz e um amor infinitos; já os réus do inferno sofrerão pena eterna em seus corpos, usados para o pecado. Ao recuperar o corpo diante de Jesus ressuscitado, os réus sentirão tormento renovado e acrescido: a
sensualidade sofrerá na sua impureza, vendo a natureza humana unida à divindade, contemplando este barro adâmico - vossa natureza – colocada acima de todos os coros angélicos, enquanto eles, os maus, estarão no mais profundo abismo. Os condenados verão brilhar sobre os eleitos a liberalidade e a misericórdia, quais frutos do Sangue de Cristo; saberão das dificuldades suportadas pelos bons e que agora se mostram em seus corpos como frisos de adornos para as vestes. O valor de tais sofrimentos físicos não provém do corpo, mas da riqueza da alma; é ela que dá o corpo o merecimento da luta como companheira da prática das virtudes.
Tal exteriorização se verifica porque o corpo manifesta o resultado das batalhas das alma, como o espelho reflete a face do homem. Ao se verem privados de tamanha beleza, os habitantes das trevas verão surgir nos próprios corpos os sinais dos pecados e terão maiores tormentos e confusão.
E ao soar aquela terrível sentença: "Ide, malditos, para o fogo eterno". Suas almas e corpos encaminhar-se-ão para a companhia de demônios, sem mais remédios nem esperança.
Cada um a seu modo, se envolverá na podridão que viveu na terra, de acordo com as ações que praticou: o avarento arderá na sua ganância dos bens que desordenadamente amou; o maldoso, na sua ruindade; o impuro na imunda e infeliz concupiscência; o injusto nas suas iniqüidades; o rancoroso no seu ódio pelos outros. Quanto ao egoísmo fonte de todos os males arderá como princípio causador de tudo em sofrimentos insuportáveis.

O orgulho terá igual sorte. Assim, corpo e alma serão punidos em todos os vícios. Sirvo-Me do demônio qual instrumento da Minha justiça para atormentar os que Me ofendem.
Nesta vida o coloquei qual tentador, molestando os homens. Não para que estes sejam vencidos, mas para que conquistem a vitória e o prêmio pela comprovação das virtudes. Ninguém deve temer as possíveis lutas e tentações do demônio. Fortaleci os homens, dei-lhes energia para vencer, no Sangue de Cristo. Demônio ou criatura alguma conseguem dobrar a vontade. Ela vos pertence, é livre.
Vós é que escolheis o querer ou não querer alguma coisa. Eu disse que o demônio convida os homens para a água-morta, a única que lhe pertence, cegando-os com p razeres e satisfações do mundo. Usa o anzol do prazer e fisga-os mediante a aparência de bem. Sabe ele que por outros caminhos nada conseguiria; sem o vislumbre de um bem ou satisfação, os homens não se deixam aprisionar; por sua própria natureza, a alma humana tende ao bem. Infelizmente, devido à cegueira do egoísmo, o homem não consegue discernir qual é o bem verdadeiro, realmente útil ao corpo e à alma.
Percebendo isto, o demônio, maldoso, apresenta-lhe numerosos atrativos maus, disfarçados porém sob alguma utilidade ou prazer. A certeza da Minha presença em suas vidas, é o conhecimento da Minha verdade. Tal conhecimento se realiza na inteligência que é, o olho da alma; pupila de tal olho é a fé.
Pela iluminação da fé, eles distinguem, conhecem e seguem a estrada
mensagem do Verbo Encarnado. Sem a fé ninguém reconhece tal estrada, à semelhança daquele que possuísse o olho, mas coberto por um pano. Sim, a pupila desse olhar é a fé; nada verá quem cobrir sua inteli gência com o pano da infelicidade, por causa do egoísmo. Tal pessoa terá a inteligência, mas não a luz para conhecer.
Como afirmei antes, ninguém consegue seguir o caminho da verdade sem a luz da razão - recebida de Mim com a inteligência - e sem a luz da fé, infundida na hora do santo batismo, supondo que não destruais esta última com vossos pecados.


Revelações de Deus Pai à Santa Catarina de Sena
-----------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário