Nessa Quarta dia 22/02, inicia-se a quaresma, lembrando os quarenta dias que Jesus foi pro deserto, assim nós cristãos fazemos uma vez por ano quarenta dias de reflexão, de penitencia, de abstinencia.
Durante a quaresma devemos nos esforçar em fazer a oração da Via Sacra, que relembra e medita a Paixão de Jesus, tudo que ele fez por nós, nos esforçar em renunciar a algo que gostamos: dormir menos, ou ver menos TV, ...
É tempo de pensar no dia que estaremos diante de Deus, face a face, estaríamos prontos? Ou teríamos vergonha de algo que ainda fazemos, que por mais que os outros nao saibam, não vejam, Deus sabe e vê tudo.
Na quaresma devemos pensar sobre tudo na nossa vida. Se o nosso papel de pai ou de mãe está correto; se o nosso papel de esposo ou de esposa está correto; se está em dia nas obrigações de filho, irmão(ã), vizinho(a), membro de uma sociedade, cristão. Devemos pensar se o que postamos nas redes sociais, tão utilizadas diariamente, são coerentes com uma atitude cristã, pois é corriqueiro vê pessoas que se dizem católico postando frases espíritas, de apelo sexual...
Reflita, informe-se, não se deixe contaminar pela pessoas, tenha sua própria opinião.
Um cristão católico não pode crer em horoscopo, superstição, ter pensamentos ecumenicos (onde o ecumenismo se refere ao católico abrir mão do sinal da Cruz e dos Santos para não ofender os protestantes). Se preocupam em não ofender o próximo, mas ofender a Deus não teria "problemas" .
Aproveite esse tempo pra colocar seus Sacramentos em dia, para utilizar os tesouros da fé católica: orações, medalhas, terço..., para recorrer a Santa Mãe de Deus e nossa Mãe, e acima de tudo exigir de você e não dos outros. Seja você a fazer diferença na sua casa, no seu trabalho e na sociedade.
Quarta feira de cinzas: Jejum, Abstinência (Obrigatórios). Quais as orientações da Igreja?
-Jejum da Igreja: Fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais, nem outros petiscos durante o dia (nem mesmo cafezinho, chimarrão etc). Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado dezoito anos até os cinqüenta e nove completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação. Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.
-Abstinência: Deixar de comer carnes de animais de sangue quente (bovina, ovina, aviária, bubalina etc), bem como seus caldo de carne. Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.
Obs: Para além do jejum de comida pode a pessoa treinar-se com outro tipo de jejuns, renunciando a coisas legítimas para se fortalecer na capacidade de repudiar as ilícitas ou pecaminosas. Deste modo pode fazer jejum da boca, guardando silêncio – pode assim aprender a não contar os defeitos e pecados do seu semelhante; pode jejuar dos ouvidos, abstendo-se de participar em conversas ociosas ou de ouvir música – e assim aprender a não dar ouvidos a boatos e intrigas, e a dar maior atenção aos sentidos espirituais interiores em detrimento das melodias exteriores; pode jejuar dos olhos, renunciando ao cinema ou a programas televisivos para se dedicar à leitura e meditação da Palavra de Deus.
Olá, Hélio!
ResponderExcluirGostei muito deste cantinho abençoado e cheio de luz.
Que Deus o abençoe sempre!
Com carinho,
Angela
nospassosdejesusamor.blogspot.com
docessonhosdepapel.blogspot.com